8 de outubro de 2018

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas tem novo site

O site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão subordinado ao Ministério da Cultura (MinC), passa a ter, a partir desta segunda-feira (8), um novo layout. Mais dinâmico e moderno, o novo visual se adequa ao padrão de portal do Governo Federal e passa a incluir novas funcionalidades.

“Foi criado um espaço com as informações mais procuradas no site, com o nome ‘O que você procura’, de modo a facilitar a visualização e o acesso ao público. Também incluímos os links para os sites dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, de modo a contribuir com promoção e divulgação das ações realizadas por eles”, explica a coordenadora-geral do SNBP, Jaqueline Gomes.

De acordo com a coordenadora, o novo formato também dará mais destaque às políticas implementadas pelo Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, o qual o sistema está subordinado. O site foi elaborado pela equipe técnica da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação do próprio MinC, sem necessidade de contratação externa.

O site do SNBP dá destaque ainda para editais do setor como os do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Desde 2012, o SNBP aderiu, oficialmente, ao programa, que tem por objetivo promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação de todos os cidadãos sem discriminação, por meio da formação de uma rede ibero-americana de cooperação.

De lá para cá, o Brasil vem participando e integrando as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas do Iberbibliotecas, tais como editais públicos e cursos de formação de bibliotecários. Atualmente, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Jaqueline Gomes é a vice-presidente do programa.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários