8 de outubro de 2017

Novas adesões ampliam alcance do Sistema Nacional de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta sexta-feira (6) a adesão de mais sete municípios das regiões Sul e Sudeste ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com as novas adesões, 2.483 municípios passaram a integrar o SNC – instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo MinC.

Os municípios que passaram a integrar o sistema são: Bastos, em São Paulo; Brasópolis, Campanha, Carvalhópolis e Rio Acima, em Minas Gerais; Cruzeiro do Oeste, no Paraná; e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.

Após a adesão ao SNC, estados e municípios podem aprimorar a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.

O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.