5 de julho de 2016

Sem gastos, empresas podem alavancar Esporte e Cultura junto à AGCIP

Incentivo fiscal é caminho importante para que parte dos impostos da indústria e comércio fiquem na cidade em projetos. Queima do Alho reunirá interessados

Há anos a AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” tem trabalhado com parcerias junto à iniciativa privada, de modo que impostos de indústrias e empresas possam, dentro dos limites das legislações estadual e federal, direcionar parte do que pagarão aos governos federal ou estadual a projetos locais.

Ou seja: daquilo que vai pagar ao Governo Federal, por exemplo, uma empresa pode repassar até 4% para um projeto aprovado pela Lei Rouanet; ou até 3% do ICMS para projetos aprovados pelas leis de Cultura e Esporte do governo do Estado.

Rodando Cultura

Nesse sentido, só no ano passado, muitas cidades receberam importantes trabalhos, gerando renda aos municípios e a muitos artistas, dentro de projetos culturais.

Ariranha, Santa Adélia, Santa Albertina, Palestina, Barretos, Monte Alto, Araraquara, Bauru e Marília estiveram nesse roteiro, em ações como a Fermentação da Cultura Caipira, Mostra Regional de Artes Integradas, Mostra de Cultura Japonesa e Folclore em Cena.

Este último segue em execução, tendo apoio majoritário do Grupo Colombo – Açúcar Caravelas e da Belenus do Brasil: terá etapas em Rincão, de 4 a 10 de julho, com destaque para a Banda de Pífanos de Caruaru, e em Barretos, no mês de agosto. Sem o interesse de Monte Alto, inicialmente no projeto, haverá ações ainda em Ariranha e Ubatuba.

Banda de Pífanos de Caruaru Crédito Eny Miranda

O “Folclore em Cena” fundamenta-se num festival/mostra com foco no Folclore brasileiro realizado em 5 cinco etapas sendo uma em cada cidade com duração de 7 dias em cada etapa. O projeto apresenta o folclore brasileiro através de artes cênicas e belas danças folclóricas e, em seu final, conta com apresentação de artista renomado  nacionalmente cuja obra dialogue com o folclore. Além das apresentações há palestras, exibição de filmes, contação de histórias, distribuição de livros, revistas e oficinas com temáticas ambientais.

artes REDES 800_800

Esporte

Monte Alto e Ubatuba ainda podem ter ações ligadas ao Esporte. No dia 18 de junho, a Secretaria Estadual de Esportes anunciou a aprovação de dois projetos enviado pela entidade.

A Cidade do Sonho pode ter de volta, após quase 10 anos, o Fome de Bola – Craque na Escola. Realizado por Luiz Felipe Nunes e Fabrício “Mufão” Mazzi, com apoio da Associação Comercial e Industrial (ACIMA), o projeto teve sucesso por dois anos e agora, caso consiga captar ICMS de empresas/indústrias locais, pode retornar para atender, nos bairros, centenas de jovens de 10 a 15 anos na prática do futebol, com acompanhamento de profissionais (psicólogo, instrutores, fisioterapeuta, monitor escolar), acompanhamento da frequência e aproveitamento na escola, lanche e uniforme, além de grande evento final, fechando campeonato interno.

A atividade durará 10 meses (um ano letivo) e, caso capte o recurso, atenderá internos do Horto de Deus.

“As indústrias locais não gastarão um centavo. O Estado permite que 3% do que receberia de ICMS possa ser investido aqui. É tudo on-line, transparente, direto no sistema da Secretaria da Fazenda do Estado. Não tem porque não ajudarem”, comenta Luiz Felipe Nunes, um dos coordenadores do projeto.

O Fome de Bola funcionaria no Vera Cruz, Alvorada, Califórnia, Centenário, Tangará e no estádio Sérgio Sartor – atendendo as populações no entorno dos bairros, no contra-turno escolar.

2007 05 alunos do projeto FOMEDEBOLA do jardim Vera Cruz

Saque para o futuro

O vôlei será objeto de ação em Ubatuba. O projeto “Saque para o Futuro” visa atender 144 crianças, adolescentes, jovens e adultos em 08 (oito) turmas para a prática do Vôlei.

O projeto deve atender todos os níveis sociais de Ubatuba, de ambos os sexos, preferencialmente, alunos em situação de risco pessoal e social.

Haverá monitores específicos , com lanche e uniforme para os alunos. Além de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, supervisor escolar para acompanhar os rendimentos dos alunos nas escolas.

Quer saber mais? Procure a AGCIP na Rua Jeremias de Paula Eduardo, 1803 – Centro, telefone (16) 3242-2641 ou edusete@hotmail.com.

Almoço

Em parceria com a ACIMA, haverá, em julho, Queima do Alho com comerciantes e empresário para apresentar os projetos, tratar de parcerias, orientar as entidades como proceder para buscar recursos em editais e leis de incentivo.

A AGCIP irá disponibilizar em seu sítio (www.agcip.org.br) informações, valores dos projetos e formas de apoio através das leis de incentivo.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.