13 de janeiro de 2016

AGCIP e parceiros promovem 1° Encontro de Gestores de Cultura

AGCIP e parceiros promovem 1° Encontro de Gestores de Cultura

Artistas, gestores de Cultura, e militantes de 21 municípios marcaram presença no 1º Encontro de Gestores de Cultura do Litoral Norte e Vale do Paraíba, ocorrido em Ubatuba entre 18 e 19 de dezembro.

Com destaques para bate-papo com o consagrado ator e diretor de Teatro Sérgio Mamberti e a apresentação da banda de Pífanos de Caruaru/PE, o encontro foi aberto pelo prefeito Maurício Moromizato.

Com discurso engajado, destacou a importância do diálogo cultural e da união de forças que pode se intensificar com o consorciamento do município. “Não existe nada mais importante que a cultura e o Consórcio Culturando será um braço a mais para que Ubatuba alcance mais conquistas no âmbito cultural”, destaca o prefeito.

Presenças

O Ministério da Cultura (MinC) esteve representado pelo secretário Carlos Paiva (SEFIC), Coordenadora Geral (SEFAC) Karina Gama, Gil Marçal (MinC/SP), e o diretor da Funarte Tadeu de Souza. A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) trouxe Maria Thereza Bosi de Magalhães, coordenadora da Unidade de Fomento (UFDPC). Eles compuseram mesa junto ao prefeito de Ubatuba e também a Juan Blanco Prada, presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) e Amarildo Dudu Bolito, presidente do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC).

Também com a palavra, Edemilson José do Vale (Sete) presidente da Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista (AGCIP), entidade que criou o Consórcio Culturando, salientou que “as cidades, unidas, têm mais força e podem conseguir recursos, parcerias e chamar a atenção dos governos estadual e federal para a Cultura para além dos grandes centros”.

Consorciamento

No encontro, o prefeito Maurício Moromizato destacou estudo realizado pela equipe da Fundart, que garantiu a viabilidade e os benefícios que Ubatuba terá em aderir ao CIC. Ubatuba é pioneira no litoral a se consorciar. Moromizato assinou projeto de Lei que será enviado à Câmara Municipal e, em caso de aprovação da Casa de Leis, o município passa a integrar o Consórcio Culturando o que deve se concretizar em fevereiro de 2016.

AGCIP abriu temporada em Ubatuba

Tendo a AGCIP como proponente do projeto “Fermentação da Cultura Caipira”, o encontro ainda contou com etapa do projeto, que tem como objetivo divulgar a diversidade do universo cultural caipira através de seus mais variados elementos como música, dança, literatura, culinária, vestimentas, e outros.

É um projeto ligado á Secretaria de Estado da Cultura através do ProAC/ICMS e contou com o apoio da Usina Colombo – Açúcar Caravelas.

No dia 18, a Praça de Eventos em Ubatuba recebeu os locais Banda Praieira e manifestações de Maracatu, além de Guilherme Tenório, Palhaços Pistolinha e Salgadinho, Jota Carvalho versejador caipira e a histórica Banda de Pífanos de Caruaru.

Prêmio “Sérgio Mamberti”

Ainda na noite de 18/12, houve homenagem ao ator e diretor Sérgio Mamberti, que recebeu o Prêmio Culturando. Às vésperas de celebrar 60 anos de carreira, Mamberti recebeu troféu metálico com arte a partir de sucata, concebido pelo artista matonense Elio Floriano. O Prêmio Culturando passou a se chamar “Prêmio Sérgio Mamberti”, mantendo seu objetivo de celebrar personalidades que constroem uma história de luta em defesa da cultura brasileira. Além de Mamberti o versejador caipira Jota Carvalho também foi agraciado.

Programa de Incentivo à Leitura

Nesta mesma noite houve o sorteio do Programa de Incentivo a Leitura da AGCIP, que visa estimular e incentivar o hábito da leitura e a utilização das bibliotecas municipais e livrarias como fontes de informação e cultura.

Queima do Alho

No dia 19 de dezembro a culinária caipira da Queima do Alho trouxe seus sabores e saberes a Ubatuba. Quem cozinhou aos presentes foi a Comitiva Montana, de Carapicuíba.

“É só o começo. Conhecemos o dinamismo do grupo que administra a cidade de Ubatuba e já estive dialogando com o prefeito Maurício, consolidando essa parceria que terá muito sucesso”, comenta o presidente do Consórcio Culturando, Dudu Bolito, prefeito de Rincão.

Matéria publicada no Jornal Tempo.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.