15 de agosto de 2013

Em ação conjunta, AGCIP e Consórcio promovem mais de mil artistas, ministra e senador

AGCIP promove sexto ano do Palco Culturando e apoia ações que contarão com a presença da ministra Marta e do senador Eduardo Suplicy

A caipirodiversidade mais uma vez enriquece a Festa do Peão de Barretos, no Palco da Diversidade do Turismo Cultural. Mais conhecido como Palco Culturando, o palco e tablado para danças funcionará na praça atrás do monumento “Jeromão” durante as 11 noites do evento – de 15 a 25 de agosto.
Na programação, estão apresentações musicais diversas de artistas vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. A expectativa da AGCIP – Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e de Os Independentes, associação promotora da Festa, é que pelo menos mil passem pelo Culturando.
A grade completa dos shows conta com a participação de pelo menos 40 municípios dos cinco estados e cerca de 80 apresentações e pode ser acessada nos sítios da AGCIP (www.agcip.org.br) e de Os Independentes (www.independentes.com.br).
A AGCIP é presidida pelo barretense Samir Karnib.

 

agcip 03 150813

Danças Parafolclóricas, como GODAP e Anástasis (Olímpia) integram vasta programação do Espaço Culturando da AGCIP

 

Cultura
Já o Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), criado por gestores da AGCIP e que reúne 23 cidades atualmente, coordena duas agendas relevantes para o interior de SP.
Na segunda, 19, Barretos e Guaíra recebem a ministra Marta Suplicy para um Pacto Intermunicipal de Cultura, onde as cidades consorciadas protocolarão compromisso de adesão ao Sistema Nacional de Cultura e debaterão com Marta temas essenciais para a gestão cultural no interior, como o Vale Cultura, a criação de novos CEUS das Artes e Esportes Unificado no interior paulista e o curso de extensão universitária de formação de gestores, parceria Ministério da Cultura (MinC) e CIC, através de emenda parlamentar do deputado federal Vicente Cândido.
Em Guaíra, Marta debaterá com o prefeito Sérgio de Mello (presidente do CIC) a retomada do MAE – Museu Aberto de Esculturas, ampliando a exposição de obras que se juntarão à arte de nomes como Tomie Ohtake, que já possui seus trabalhos expostos no local – o Parque Maracá.

 

agcip 04 150813

Lideranças regionais, deputados e membros da AGCIP e Consórcio Culturando
em encontro com ministra Marta, em SP (fev. 2013)

 

Cidadania
Já no sábado, 24 de agosto, em agenda conseguida pela escritora e militante cultural barretense Sada Ali, o senador Eduardo Suplicy também visitará as duas cidades.
Na parte da manhã, na Estação Cultural “Placidino Gonçalves”, em Barretos, Suplicy debaterá sobre a Renda Básica de Cidadania; na parte da tarde, o debate se estende a Guaíra.
Além da organização de Sada Ali, que esteve em Brasília presenteando o senador com sua obra bipartite “Perfume dos Laranjais”, o evento conta com o apoio da Academia Barretense de Cultura (ABC), Consórcio Intermunicipal Culturando e as prefeituras de Barretos e Guaíra.

 

agcip 05 150813

Sada Ali esteve em Brasília, mostrando suas obras a Suplicy, que retribuiu com escritos sobre
a Renda Básica de Cidadania

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.