15 de agosto de 2013

Marta Suplicy estará em Barretos e Guaíra no dia 19

Ministra debate Vale Cultura e acompanha o Pacto Intermunicipal promovido pelo Consórcio Culturando

Após ter estado em Matão no dia 5 de agosto para a inauguração do primeiro Centro de Artes e Esportes Unificado do interior de SP – projeto que teve participação do Consórcio Culturando na apresentação e debate sobre o edital – a ministra da Cultura Marta Suplicy estará em Barretos e Guaíra na segunda, 19 de agosto.

 

agcip 01 150813
Sete (sec. Executivo Consórcio), Marta e Marcos Murta em passagem pela Queima do Alho na
Festa do Peão de Barretos de 2010

A agenda está sendo coordenada pelo Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), com apoio da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e prefeituras de Barretos e Guaíra.
Em Barretos, a partir das 10h, Marta palestrará sobre o Vale Cultura, umas das principais diretrizes de sua gestão. O local deve ser a Estação Cultural “Placidino Gonçalves”. O Consórcio Culturando protocolará com a Ministra compromisso de 100% de adesão dos municípios consorciados ao Sistema Nacional de Cultura, além de reforçar ações para implantação do Vale Cultura nesse território.
Também em pauta estarão o lançamento do Curso de Extensão em Gestão Cultural com foco no Sistema Municipal de Cultura – parceria Ministério da Cultura (MinC) e Consórcio Culturando, através de emenda parlamentar do mandato do deputado federal Vicente Cândido e o lançamento da Rede CIC de Pontos de Cultura – convênio de R$ 7,2 milhões entre Consórcio e MinC; a fase de edital já foi concluída e o repasse da primeira parcela do ministério já foi realizada.
A ministra almoça com lideranças em Queima do Alho realizada em parceria com Os Independentes, que realiza a Festa do Peão de Barretos e é parceira da AGCIP.
Trata-se de ação ampliada, denominada “Pacto Intermunicipal pela Cultura”, que deve integrar, por iniciativa da ministra, a transformação de antigas estações de trem das cidades consorciadas em CEUS das Artes e Esportes.

Guaíra
Em Guaíra, por volta das 15h, acompanhada do prefeito Sérgio de Mello (que é presidente do Consórcio Intermunicipal Culturando), a ministra visitará o Parque Maracá.
Projetado por Roberto Burle Marx, o Maracá possui esculturas a céu aberto, feita por nomes de relevância internacional como Tomie Ohtake.
A ideia do prefeito é retomar projeto de implantação do MAE – Museu Aberto de Esculturas, levando mais arte ao espaço aberto, seguindo o projeto original, contemplando artistas internacionais em intercâmbio com os de Guaíra e região.

 

agcip 02 150813
Deputados Federais Vicente Cândido e José Mentor, prefeito de Guaíra Sérgio de Mello (presidente Consórcio Culturando), ministra Marta e deputado estadual Antonio Mentor, durante encontro em SP em 15 de fevereiro desse ano

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.