16 de julho de 2013

Poloni recebe 54 cidades em 3ª Conferência Intermunicipal com AGCIP

Capoeira, Moda de Viola e Teatro enriqueceram encontro de deputados com gestores culturais; 8 delegados irão à Conferência Estadual

Com cerca de 5.500 habitantes, a cidade paulista de Poloni recebeu, tranquilamente, através da pauta da Cultura, alguns milhões de habitantes. Afinal, representantes de 54 cidades se fizeram presentes na III Conferência Intermunicipal de Cultura promovida pela AGCIP juntamente com o departamento de cultura da cidade, coordenado por Sara Noboa.
42 municípios haviam aderido à Conferência e tiveram direito a voto, o que mostra a expressividade da participação. 12 vieram como convidados.

Recebida pelo prefeito Rinaldo Escanferla, o “Curimba”, que também ajudou no preparo do almoço e pela primeira-dama Sandra Noboa, enorme caravana reviveu, nos debates e propostas, as estradas boiadeiras que identificam aquela região.
Mas vários outros fazeres culturais permearam o encontro, passando pela viola caipira de Flávio Augusto (que executou o Hino Nacional) e seu parceiro Eduardo, que trouxeram da vizinha Auriflama um pouco da sonoridade de Tião Carreiro e a capoeira da Associação Desportiva e Cultural “Anjos Guerreiros”, comandada pelo Mestre Tatu, que muito ajudou na organização da conferência.

a poloni
Capoeira dos Anjos Guerreiros de Mestre Tatu abrilhantou conferência

Presenças
A III Conferência foi recheada de presenças relevantes para o debate cultural. Pelo Ministério da Cultura (MinC) vieram o secretário nacional de Políticas Culturais, Américo Córdula e o chefe da representação do MinC em SP, Valério Bemfica, além do diretor da Fundação Nacional das Artes (Funarte) Tadeu de Souza e do consultor da Unesco, Heitor Gaudenci.
Poloni também recebeu presença recorde de deputados: além do federal José Mentor, os estaduais João Paulo Rillo (presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de SP), Sebastião Santos, Orlando Bolçone e Carlão Pignatari.
Outros parlamentares se fizeram representar: dentre os federais, Tião Soares (representando Vicente Cândido), Ricardo Augusto (Otoniel Lima) e Hermes Pífer (Rodrigo Garcia, atualmente secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de SP); dentre os estaduais Pedro Salvador (representando Antonio Mentor), Márcia Fonseca (Itamar Borges), vereador de Jaboticabal João Roberto da Silva (Edinho Silva), Mário Soler (Edinho Araújo) e Bruno Lima (Luiz Carlos Gondim), além de Natanael Boldo (assessor do dep. João Paulo Rillo e sócio-benemérito da AGCIP) e José Vieira e Edson Freire, assessores do dep. Sebastião Santos.
Por falar em parlamentares, havia muitos municipais presentes, representados pelos vereadores polonienses Jesus Ferreira de Freitas, Valentim de Paula Ribeiro, Emerson Marinoto, Domingos Vitor Tostes e Juraci Toneti.
Os cerca de 200 presentes foram recebidos pela Comissão Organizadora, cujo presidente foi o tesoureiro da AGCIP, Edemilson do Vale, o “Sete”, e por obras de artistas de Macaubal, União Paulista e Poloni, oriundos de projeto sócio-cultural coordenado pela profª Maria Darcy.
Mais ligados ao debate cultural, também compareceram os presidentes da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), Samir Karnib (também integrante da associação Os Independentes, de Barretos) e do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), Sérgio de Mello que, além de presidir o CIC, é prefeito de Guaíra.
Vale ainda destacar as presenças de Antônio Cáprio, do Instituto Histórico, Geográfico e Genalógico de São José do Rio Preto (IHGG) e do pesquisador das Estradas Boiadeiras Jocelino Soares.

 b poloni

Secretário nacional de Políticas Culturais Américo Córdula e prefeito de Poloni, Rinaldo “Curimba”, acompanham fala de presidente do CIC, Sérgio de Mello (prefeito de Guaíra)

 c poloni
Secretário nacional Américo Córdula destaca ações programáticas do MinC,
como Vale-Cultura e CEUs das Artes

Trabalhos
Após as apresentações da viola e da capoeira e das falas das autoridades, Valério Bemfica (MinC) e Heitor Gaudenci (Unesco) deram início aos trabalhos, com o apoio de Américo Córdula (MinC) e da Comissão Organizadora.
Com a temática nacional “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura (SMC)”, a conferência de Poloni destacou a união de forças dos municípios dos “interiores paulistas”; formados 4 Grupos de Trabalhos, GTs, cada um debateu um dos eixos propostos pelo MinC: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura como Desenvolvimento Sustentável”.

d poloni
Momento de debate no GT do Eixo III, facilitado pela gestora poloniense Sara Noboa

Foram aprovadas pela plenária 35 propostas, além da premiação, com livros, dos crachás mais criativos: Matão, Palestina e Sebastianópolis do Sul.
Além do presidente da Comissão Organizadora, Edemilson Sete (delegado nato), foram eleitos 8 delegados titulares para a Conferência Estadual, sendo 3 do poder público e 5 da sociedade civil.
Do poder público foram: Adriana Silva (Pontal), Fábio Nunes Cortez (Palestina) e Ricardo Brasileiro (Serrana). Os suplentes são Cida Constâncio (Monte Alto), Analú Pimenta (Jaboticabal) e João Roberto da Silva (Jaboticabal).
Da sociedade civil foram eleitos Maira Arruda (Monte Alto), Antônio Cáprio (Tanabi), Mestre Tatu (Poloni), Juliana Caetano (Jaboticabal) e Dênis Angelo dos Santos (Guapiaçu).
Os suplentes são Kastilho José Teixeira (Palestina), Junior Zago (Monte Alto), Luiz Antônio Pimenta (Jaboticabal) e Jocelino Soares (Monte Aprazivel).
Os titulares, caso disponíveis (senão, os respectivos suplentes) estarão na Conferência Estadual de Cultura, defendendo que temáticas do interior sejam levadas à Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada no fim do ano.

e poloni
Delegados eleitos com gestores culturais do MinC, CIC e AGCIP; prontos para SP

A AGCIP agora encaminhará toda a documentação a SP e Brasília, a fim de ratificar os delegados eleitos.

Em nome de todos que participaram, fica o obrigado especial à gestora cultural de Poloni, Sara Noboa que, mesmo com problemas de saúde com um familiar, esteve firme junto à essa realização de sucesso.
Por fim, trazendo o cenário politico de exceção, a peça “1964 – pela Verdade e pela História” do Centro Cultural Vasco, de São José do Rio Preto, dramatizou de forma contundente e crua a trágica e violenta herança do período ditatorial, trazida à tona após a instauração da Comissão da Verdade.

f poloni
Conferência terminou com teatro sobre impactos da Ditadura,
retomados com instauração da Comissão da Verdade

Integrantes da Conferência: Auriflama, Ariranha, Bady Bassitt, Cajobi, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Cravinhos, Guaíra (com direito a voz, sem direito a votar e sem votado), Guariba, Guaraci, Guapiaçu, Jaboticabal, Macaubal, Matão, Mirassol, Monte Alto, Morro Agudo, Monte Azul Paulista, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Onda Verde, Orlândia, Palestina, Palmeira d’Oeste, Poloni, Pontal, Santa Ernestina, São Francisco, São Joaquim da Barra, Sebastianópolis do Sul, Salles de Oliveira, Serrana, Severínia, Taiaçu, Taquaral, Tupi Paulista, Uchôa, União Paulista, Vista Alegre do Alto e Zacharias.

Convidados: Americana, Barretos, Brasília, Catiguá, Cedral, Limeira, Rio Preto, São Paulo, Tanabi, Taiúva, Taquaritinga e Votuporanga.

Clique e confira a galeria de fotos. 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.