9 de novembro de 2011

Cidade tem 3º finalista do Mapa Cultural Paulista 2011/2012

É a 4ª conquista Regional, que leva à Final Estadual, do jornalista Luiz Felipe Nunes

Embalado pela conquista do Mapa Cultural 2009/2010 – pela primeira vez na categoria Artes Visuais – Fotografia – o jornalista Luiz Felipe Nunes continuou se inscrevendo nas artes das letras, as quais tem maior prática.

Concorrendo em Literatura, que envolve Conto, Crônica e Poesia, Felipe passou a fase municipal e, no dia 27 de outubro, teve o conto Manequinho Salvador selecionado entre concorrentes de 12 municípios. Além de Monte Alto, houve escritores de Batatais, Colina, Cravinhos, Franca, Guariba, Jaboticabal, Olímpia, Pontal, Santa Cruz da Esperança, São Simão e Sertãozinho.

A Fase Regional do Mapa foi realizada na cidade de Pontal, na Biblioteca José Pedro Carolo.

Foi a quarta seleção regional em mapas culturais do jornalista, que esteve em São Paulo com os contos A Borboleta e Nicodemus (escolhido para o catálogo dos anos 2003/2004), Inanição, com o poema Entre-letras de mão dupla e com o conjunto fotográfico Queima do Alho, vencedor do último Mapa.

“A arte é uma busca para quem quer se comunicar para além do visível: ela busca o vibrátil, o inconsciente, os valores estéticos de beleza, repulsa, amor, ou o que seja. O bom do Mapa são os julgadores, pessoas de alto gabarito, e a inconstância de nunca saber quem vai se classificar”, destaca Felipe.

Tríade
Mais uma vez, a Cidade do Sonho classifica três participantes para a Final Estadual. Maior vencedor do Mapa, o desenhista de humor Gustavo G. estará novamente em SP e é vitória certa – nunca perdeu uma final estadual e parte para a quinta seleção consecutiva.


Diego, jornalista Felipe com livro e Gustavo G.com premiação em 2006

O jornalista Elton Barroso, finalista estadual de 2007/2008, vai novamente a SP em busca da conquista que escapou naquele biênio.

“Na última edição, eu e Gustavo G. fomos premiados. Vejamos no ano que vem o que acontece. O mais importante, a meu ver, que é conhecer outros produtores de arte e cultura e conversar com nomes de relevo das artes, já está garantido”, comenta Felipe.

Dança

No dia 5, Orlândia recebeu a seletiva regional de Dança, no Teatro Municipal “Prof.ªª Maria José Bertrami Bordin”. Monte Alto foi representada pelo grupo New Face, do coreógrafo Odinei de Carvalho. Disputando com mais 7 grupos, o Street e Hip-Hop mostrados pelo grupo local foram destaque, com elogios do júri (considerou o grupo mais sincronizado dentre os participantes) e dos concorrentes.

Mas como o resultado depende dos jurados, com tendências a outros estilos (como contemporâneo e o clássico) e o Mapa não possui categorias para estilos de dança, o New Face acabou preterido pelo grupo mais jovem que se apresentou: a Jovem Cia. de Dança Expressart, de Colina, que esteve nesse ano no Espaço Culturando, em Barretos, promovido pela AGCIP.

Segundo Odinei, apesar do júri colocar o New Face como melhor apresentação, resolveu “dar uma chance aos aspirantes de Colina e “jogar uma bomba de responsabilidade na mão do coreógrafo”, o que teria revoltado a maioria.

O New Face já venceu competições de dança em Bebedouro e Bauru. Ainda segundo colocado no Festival Dança Ribeirão – categoria Avançado. Vitorioso em Monte Alto, também foi quarto colocado em competição internacional de Street Dance em Indaiatuba.

 

DSC02658

O professor Odinei já havia participado do Mapa Cultural nas edições 1999/2000 e 2001/2002, com os grupos Star Night e Release.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.