19 de julho de 2019

Casa de Rui Barbosa lança nova edição do Periódico Memória e Informação

Com o número, a Casa de Rui dá início ao terceiro ano de publicação ininterrupta do periódico. A edição oferece possibilidades de questionamento e reflexão sobre o patrimônio cultural brasileiro

 

A Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cidadania, lança nova edição do periódico Memória e Informação. Com o número, a Casa de Rui dá início ao terceiro ano de publicação ininterrupta do periódico. A edição oferece possibilidades de questionamento e reflexão sobre o patrimônio cultural brasileiro.

Na seção Artigos, Ricardo Pimenta destaca a importância da interdisciplinaridade nas iniciativas em humanidades digitais. Eliane Vasconcellos e Dilza Ramos Bastos examinam a representação da informação em documentos literários e propõem novos ângulos de interpretação sobre o tema. Eliane Almeida Rezende apresenta interessante análise sobre as memórias digitais, destacando o papel do profissional da informação. No artigo Renascimento Digital, os autores abordam a mundialização da cultura por meio da digitalização da produção visual. O último texto dessa seção é o de Maurício Chatel Vasconcellos Filho, em que o autor examina o mercado de trabalho para os profissionais de biblioteconomia e ciência da informação.

Em Relatos de Experiência, foram selecionados três relevantes trabalhos. No primeiro, Anna Gabriela Pereira Faria e Gabriela Lúcio de Sousa apresentam os resultados da proposta expográfica dos quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa. A seguir, em Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos, as autoras destacam a importância da utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para aulas de ciência. Por fim, foi publicado o artigo de Rodrigo Piquet Saboia de Mello em que o autor aborda a documentação de natureza etnológica como recurso estratégico para o estudo dos povos indígenas.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.