10 de janeiro de 2013

AGCIP e Consórcio fecham ano com homenagens e emoção

Vivace recebeu coquetel de encerramento, com entrega de 12 Prêmios Culturando a personalidades que fomentaram a cultura no interior de SP

O dia 21 de dezembro marcou os festejos de encerramento de ano das gestões culturais que colocaram Monte Alto no mapa do Brasil. Não é a toa que, em 30 de janeiro, a equipe da AGCIP e do Consórcio Culturando foram convidados a palestrar no Encontro Nacional de Novos Prefeitos, em Brasília.

Embora, muitas vezes, a própria Cidade do Sonho não dê o devido valor ao trabalho cultural de jovens montealtenses que são referência nacional em gestão, o evento foi realizado em Monte Alto, reunindo agentes, gestores culturais e artistas de 12 cidades.

Animando a noite, o belo Coral Culturando, das oficinas gratuitas da AGCIP, comandados pela professora Tatiane Nascimento e o grupo Samba In Roll.

O ponto alto foram as homenagens a personalidades que realmente trabalharam no fomento à cultura do interior paulista: ex-prefeitos José Carlos Hori (Jaboticabal) e Paulinho Guiselini (Viradouro), Associação Cultural Coro e Osso (Matão), ABC – Associação Barretense de Cultura (Barretos), e Associação Os Independentes (Barretos), artista Guilherme Tenório (Monte Alto, violeiro e cantador), assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de SP, Natanael Boldo.

Os momentos mais intensos se deram com as palavras emocionadas do comissário Bacuri, da Comitiva Saudade do Corredô (Novo Horizonte), da homenagem em memória ao grande condutor do mais tradicional festival de viola do Brasil, o Violeira Rose Abrão (que completa 30 anos em 2013), o barretense Wilson Garcia “Bezerrão” (representado pela família), a homenagem especial ao gestor cultural Edemilson Sete, com relatos de seus familiares sobre as dificuldades que passaram em suas vidas e a história fantástica de Zezinho Atrapalhado, palhaço que está em seu sétimo mandato como vereador em Sertãozinho (há 6 mandatos o mais votado).

A única ausência foi o chefe da representação do Ministério da Cultura em SP, Valério Bemfica (em agenda ministerial com Marta Suplicy), que esteve com AGCIP e Consórcio Culturando em pelo menos 7 encontros no ano passado.

O Prêmio
O Prêmio Culturando é outorgado via indicações de artistas e gestores culturais associados à AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”.

Uma comissão de 6 nomes recebe as inscrições e, de acordo com o regulamento do prêmio, indica quem cumpre os requisitos elencados, como “contribuição para preservação de formas culturais perenes, que não se esgotam com modismos ou se moldam primordialmente por leis de mercado e consumo” e “contribuições que alcancem, em especial no interior do estado de SP: grupos culturais, comunidades, municípios”. Os troféus foram confeccionados com sucatas metálicas, em obras únicas do artista plástico matonense Elio Floriano.

 

premio_geral
Grande público prestigiou o evento

 

premio_coral

Apresentação do Coral Culturando

premio_marcoshugo
Marcus Folador homenageia Hugo Resende Filho, presidente da associação parceira Os Independentes, de Barretos

 

premio_zezinho
Com incrível história de vida, Zezinho defende a cultura como construtora do ser humano

 

premio_bacurisamir
Grande Bacuri, comissário da comitiva Saudade do Corredô, de Novo Horizonte,
recebe merecida homenagem de Samir Karnib, de Barretos, presidente da AGCIP

 

Confira mais fotos aqui.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.