31 de agosto de 2012

Sucesso do 5º ano de Espaço Culturando se soma a conquistas da AGCIP

A mais recente foi a votação de projeto de lei que reconhece entidade como de utilidade pública estadual

Cores, alegria, tensão, sorrisos, movimentos, acordes… cultura! Esses foram os elementos que levaram ao Parque do Peão cerca de 2.300 artistas de 43 municípios e 4 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná), somando mais de 81 apresentações no Espaço Culturando, no 5ºano de parceria com Os Independentes.
Afinal, sempre surgem novas surpresas, como a mineira de Contagem Fernanda Silva e a consagrada dupla compositora de “Boate Azul”, Joaquim e Manoel, enriquecendo esse palco e tablado multiculturais dentro da Festa do Peão de Barretos.

A Caipirodiversidade, conceito trabalhado pela Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, a AGCIP, mostrou que na nova área valorizada e de grande circulação de pessoas, quanto mais popular e enraizada a cultura, mais as pessoas se interessam.

Foi incrível o prazer do público com o Catira (os Novos Araçás de Araçatuba e Espora de Prata, de Barretos), com o Bumba-Meu-Boi, com o Reisado Sergipano (da Associação do Guarujá), com Olímpia (o sempre presente GODAP e Anástasis) e as danças paulistas (Café, Chimarrita), nortistas e nordestinas (Algodão, Baião) e sulistas (Lenço, Despedida) e mesmo com as danças contemporâneas ousadas e mais aprofundadas vindas de Colina, da Cia Jovem de Dança Expressart.

Outra avaliação do sucesso do Espaço Culturando é que, por mais variado que seja o estilo, há público (medido em milhares de pessoas), desde o Blues do Almanac (Jaboticabal), Rock (Matão) até a inovação Country-Punk do Que Miras Chicon, grupo singular de Monte Azul Paulista. Fora o show garantido de atrações como a Banda Pathernon, de Monte Alto e a maravilhosa Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde – GO.

Por exemplo, ao preparar o espaço para o Rock-Samba do Samba In Roll, sobe um homem, vestido à caráter (country) e pergunta ao coordenador de palco, Luiz Felipe Nunes: “eles vão tocar samba?”. Ao receber resposta positiva, retrucou: “que bom, não aguento mais as mesmas sertanejas”.

Esse é o objetivo do espaço: combater a violência da repetição musical de três, quatro músicas, dentro do sertanejo universitário, mas sem radicalizar – tanto que essas canções também passaram pelo palco.

Oficinas
As Oficinas Culturando da AGCIP, que reuniram cerca de 130 alunos em vários fazeres artísticos, também tiveram sua noite no Espaço Culturando: três ônibus locais (dois com apoio da Prefeitura) lá estiveram, em uma bela noite de alegria e sensação de dever cumprido.

O sucesso da iniciativa, em geral, nesse 5º ano em novo local no Parque do Peão foi tanto que, além do excelente público, a mídia trouxe muita divulgação, com matéria na EPTV Ribeirão, TV Comunitária de São Carlos, TV Barretos, Rádio Nativa FM (ao vivo, com o locutor Galinha) e em mais de 100 matérias pela Internet afora.

O Espaço Culturando ainda atraiu personalidades como o ator Sérgio Mamberti (o Dr. Victor do Castelo Rá-Tim-Bum), que é secretário nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), além do diretor da Funarte em SP, Tadeu de Souza e os deputados estadual Simão Pedro e federal Vicente Cândido, relator da Lei Geral da Copa do Mundo… novas parcerias podem vir para a AGCIP.

“O sucesso deste ano mostrou que sempre estivemos no caminho certo, por isso os Independentes nos deram um espaço fantástico, nos apoiando ainda mais em 2012 e o público deu o retorno, lotando o Espaço Culturando e o consagrando como o alternativo dentro da Festa do Peão. Sinal de muitos mais anos de parceria” complementa Edemilson Sete, coordenador geral deste trabalho, em agradecimento ao presidente de Os Independentes, Hugo Resende Filho e ao sempre apoiador Jerônimo Muzetti, o “Jerominho”

Ouro
Fechando com chaves-de-ouro o trabalho, a AGCIP foi votada na Assembleia Legislativa de SP, a ALESP, como entidade de utilidade pública estadual, em reconhecimento ao seu trabalho no interior do estado. Isso traz mais agilidade em projetos e redução de impostos, melhorando em muito o funcionamento da associação.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.