18 de outubro de 2010

AGCIP reicindica cultura com Estado

AGCIP reivindica e debate cultura com Estado

Encontro com secretário estadual João Sayad esclareceu panorama cultural e afirmou associação como a “voz” do interior paulista
A segunda-feira, 27, reservou importante encontro para a AGCIP em São Paulo. Junto ao deputado estadual Vicente Cândido, a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista esteve no prédio da Secretaria Estadual de Cultura.

Representando a AGCIP, compareceram gestores de 6 cidades: Monte Alto, Matão, Guaíra, Guariba, Vista Alegre do Alto e Cândido Rodrigues. Manifestando interesse em se integrar à Associação, Birigui marcou presença no encontro.

Também presentes membros do SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de SP, através de Iremar Melo.

Os gestores culturais foram recebidos pelo secretário estadual de cultura João Sayad. De início, o secretário foi informado que, ao contrário do que consta no levantamento da pasta sobre bibliotecas no estado (onde consta uma biblioteca em cada uma das 645 cidades de SP), há municípios de pequeno porte (como Vista Alegre do Alto e Cândido Rodrigues) que não foram contempladas de fato com o projeto estadual.

O presidente da AGCIP, prof. Edemilson José do Vale, o “Sete”, ressalvou ainda que o acervo repassado às cidades não corresponde à necessidade dos estudantes escolares e universitários.

Conselhos Regionais

Sentindo a falta da representatividade nas regiões do estado, a AGCIP coloca a necessidade da formação de Conselhos Regionais, em que a sociedade civil se aproximasse da gestão pública, e auxiliasse no diagnóstico das necessidades e potencialidades de cada município.

O secretário Sayad recebeu esta reivindicação com satisfação, por colocar que se trata de pauta da secretaria construir mecanismos de aproximação e informação sobre as cidades.

Informação

Outro ponto debatido diz respeito aos editais e programas estaduais de fomento à cultura, cujas informações não chegam às cidades, sobretudo as de pequeno porte. Sayad chamou seu responsável pela área para buscar este contato com a AGCIP.

“Pela representatividade da AGCIP e pelos trabalhos que vocês me trouxeram, vejo a importância da atuação de vocês. Sem dúvida, a AGCIP é reconhecida pela nossa secretaria como a interlocutora cultural das regiões do interior paulista onde atua”, destaca o secretário.

Ainda foi pautada a criação de uma imprensa especializada e regionalizada sobre Cultura, uma vez que, por estar compromissada com a formação e não com o mercado, não causa interesse dos meios de comunicação.

Neste sentido, o deputado Vicente Cândido foi enfático. “Precisa sim de uma imprensa. Tragam o projeto a SP que apresentarei ao secretário Sayad e ao ministro Gilberto Gil”, destaca o deputado, aproveitando a inauguração do projeto MaisCultura, em SP, na segunda, 3.

Apoio

Após a reunião — em que o escritor montealtense e membro da AGCIP, Mozzambani, entregou sua obra “Embrulhos” a João Sayad — os gestores presentes se reuniram com o deputado Vicente Cândido para avaliar os resultados da reunião.

Ao deputado, foi colocado o projeto da AGCIP de se formalizar Consórcio Intermunicipal de Cultura, em que as municipalidades se unissem em torno de ações culturais, unindo repasses de verbas e construindo maior representatividade regional.

“É uma excelente idéia. Podem contar com meu total apoio. Estes consórcios existem em outros setores, como o de obras. Se vocês encaminharem este projeto, será inédito no Brasil”, finaliza o deputado.

”Como um primeiro contato com o Estado, foi produtivo. Nos fizemos reconhecer como interlocutores da gestão cultural pelo nosso trabalho, e deixamos claro nosso objetivo de perenizar a cultura, de conseguirmos uma atuação para além das gestões públicas, mas em sinergia com elas”, ressalta o presidente da AGCIP, Edemilson “Sete”.

“Se houver continuidade no que foi debatido, entre as duas partes, e não for só reunião de protocolo, vislumbramos boas possibilidades de um futuro produtivo”, finaliza Sete.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.