1 de janeiro de 2007

AGCIP integra lançamento do Mais Cultura

Continua a busca por mais apoio à cultura das cidades associadas; projeto inédito pode colocar AGCIP no topo da gestão cultural brasileira.

O auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa de SP (ALESP), recebeu os mais diversos movimentos e manifestações culturais na segunda, 3. Da cultura caiçara à indígena, dos cineclubistas ao circo, a diversidade paulista se fez presente na apresentação do Programa Mais Cultura no estado.

O Mais Cultura foi lançado em outubro pelo presidente Lula e pelo ministro Gilberto Gil.

Em sessão especial comandada pelos deputados Célia Leão e Vicente Cândido (que preside a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da ALESP), todo secretariado do MinC veio a SP explanar sobre o projeto.

O secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, iniciou a apresentação do Mais Cultura, trazendo as metas e diretrizes da ação. Além de Juca, o secretário de diversidade cultural, ator Sérgio Mamberti, se fez presente.

Ainda no lançamento do projeto, o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Celso Frateschi, e o secretário estadual de cultura João Sayad.

O Programa integra a Agenda Social do Governo Federal e prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões, até 2010. Pretende-se, com a iniciativa, promover a diversidade sociocultural, a auto-estima, a cidadania, o protagonismo e a emancipação social.

AGCIP

Representando as gestões públicas de cultura do interior, marcaram presença o secretário de governo de Monte Alto, João Roberto da Silva, secretária de cultura de Vista Alegre do Alto, Maria Rita Vieira Cunha, secretário de cultura de Guariba, José Fernando Felipe, representante da Associação Cultural de Birigui, coordenador de cultura de Monte Alto, o escritor Mozzambani a assessora cultural Fabiane Fernandes.

Pela AGCIP — que conta com 35 cidades associadas — além dos secretários acima citados, também marcou presença a secretária da associação, Leidiane Bronca e o jornalista Luiz Felipe Nunes, do Tempo.

A AGCIP se incluiu nos debates com as demais organizações do setor presentes, para pedir mais atenção a cidades menores do interior paulista, apoio para a constituição de órgãos de imprensa voltados à Cultura (uma vez que os jornais e revistas para este público interiorano não possuem esta preocupação) e melhorias na gestão cultural regional, em queda após a extinção, pelo governo do estado, das Diretorias Regionais de Cultura.

Projetos

Antes do início dos debates, João Roberto e os membros da AGCIP conversaram, juntamente com o deputado Vicente Cândido, com o secretário Sayad e o presidente da Funarte, Celso Frateschi, reiterando os interesses de Monte Alto na cultura.

Após o evento, a AGCIP esteve com o secretário do MinC, Juca Ferreira, para reafirmar seu papel de interlocutora do interior nas questões culturais. Juca destacou que a AGCIP deve se tornar mais um órgão da sociedade civil a se associar ao Mais Cultura, auxiliando o MinC com um diagnóstico dos potenciais de cultura do interior de SP.

Dentre os projetos protocolados no ministério e na secretaria estadual estão as mostras regionais de Talentos e Talentos Especiais, revista mensal sobre cultura da AGCIP e mais um, especial, “que se frutificar será inédito em todo o Brasil em termos de gestão cultural”, ressalta o deputado Vicente Cândido, que tem apoiado constantemente as ações da AGCIP e do Executivo de Monte Alto.

“O retorno foi muito bom, além dos novos contatos com o pessoal da Associação Brasileira de Circo, Associação Brasileira de Cineclubistas, movimento Literatura Urgente. É muito bom saber que somos reconhecidos no meio cultural, que a AGCIP já é referência”, finaliza Luiz Felipe Nunes.

A AGCIP é presidida por Edemilson José do Vale, o “Sete”. Lança a terceira edição de sua revista no próximo dia 21, no Cine-Teatro Municipal, em evento multi-cultural imperdível.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.