8 de abril de 2011

Por uma sociedade mais humana, a Cultura dos talentos especiais

Mostra com o fazer cultural de pessoas com deficiência acontece em Monte Alto, através da Lei Rouanet

Em 2005, surgiu a ideia de unir as pessoas com deficiência em torno um evento cultural, criando espaços de expressão artística e trazendo às comunidades esses saberes e fazeres, propiciando momentos de diversão e, sem dúvida, emoção.

Dali para a frente, foram realizadas 2 Mostras Regionais de Talentos Especiais, reunindo centenas de artistas deficientes de associações como as APAEs ou mesmo que desenvolveram seus talentos por conta própria.

Música, teatro, canto, dança, artesanato: tudo é possível e importante na composição dessa Mostra. A tônica do evento é, sem dúvida, a superação das dificuldades, por parte dos artistas, e do preconceito, por conta do público. Esse ‘pré-conceito´diz respeito à falta de noção, em geral, quanto às capacidades das pessoas com deficiência; antes vista como ‘doença’ – hoje, apenas, como limitações que não impedem a inserção da maioria no dia-a-dia de trabalho e na construção de sólidas relações interpessoais.

Dentro dessa mudança de percepção da sociedade para com as deficiências, o lema da Mostra mudou: afinal, mais que ‘ser diferente é ser normal’, como já foi usado, o lema desse atual projeto é ‘ser diferente é ser humano’ – diferenças, enquanto diversidade, são saudáveis e importantes para uma coletividade.

Apoio
O sucesso das Mostras rendeu aprovação do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo Fiscal, modalidade Mecenato, mais conhecida como Lei Rouanet.

Após o OK do MinC, a equipe da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Pualista “Prof. Gilberto Morgado”, proponente do projeto, partiu para a captação do recurso, encontrando suporte nas indústrias Nardini Agroindustrial e Val Alimentos, ambas sediadas em Vista Alegre do Alto e preocupadas com questões relevantes às comunidades da região.

Com experiência de investimentos em projetos sociais, culturais e esportivos, Nardini e Val se unem a essa importante contribuição para uma sociedade em que ser diferente é ser humano – a essência de uma cultura de paz e de solidariedade a que tanto visamos.
O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura e APAE de Monte Alto.

Quando?
No dia 14 de abril, na sede da AGCIP, em Monte Alto, às 15h, acontece o lançamento do projeto; a Mostra Regional de Talentos Especiais acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio. Nos dias 27 e 28, no Centro Cultural “Dr. Elias Bahdur”, em Monte Alto (Praça Centenário, S/N) e no dia 29, o encerramento acontece na Praça Central.

Maiores informações no tel.: 16.3241.2641, e-mail agcip@ig.com.br e pelo sítio www.agcip.org.br.

 {jcomments on}

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.