21 de abril de 2011

Mostra Regional de Talentos Especiais retorna através da Lei Rouanet

O dia 14 foi de confraternização e emoção. Em um café da tarde na sede da AGCIP, em Monte Alto, foi lançada a Mostra Regional de Talentos Especiais.

De volta após duas edições, em 2005 e 2006, é um projeto em que municípios e associações trazem a expressão subjetiva de seus artistas com deficiência.

Durante o lançamento, destaque para a presença de membros das entidades parceiras: APAE de Monte Alto, Prefeitura, AGCIP e dos patrocinadores da iniciativa: Nardini Agroindustrial e Val Alimentos, através da Lei Rouanet, com autorização do MinC e do Governo Federal.

 

A APAE levou apresentação de dança, coordenada pelo professor Odinei de Carvalho: com a temática ‘Vamos Construir’, trouxe um aperitivo do que vai rolar no final de maio, arrancando lágrimas de alguns presentes, como o gerente de RH da Val Alimentos, Wellmans Costa, que ressaltou seu orgulho por integrar essa iniciativa.

Antes dele, para dar boas-vindas às 4 cidades presentes em Monte Alto, abriu os discursos o secretário de governo da prefeitura local, Paulo Carello, reafirmando os laços de parceria do Executivo montealtense com a AGCIP e também o CIC – Consórcio Intermunicipal Culturando.

De volta à presidência da APAE montealtense, Maria Isabel Bucchi Cestari veio às lágrimas com o retorno da Mostra – presidenta-fundadora da APAE, ela também estava no cargo quando da realização da primeira edição do evento

A entidade, que teve homenageada a diretora Simone de Oliveira, distribuiu brindes artesanais aos presentes.

Inclusão

Já o gerente de RH da Nardini Agroindustrial, Mauro de Jesus Garcia, destacou a importância da inclusão profissional das pessoas com deficiência, desde que com formação adequada, desde a escola, de professores e alunos (estes como futuros profissionais).

Representando os gestores culturais, a secretária de cultura de Vista Alegre do Alto, Maria Rita Vieira Cunha, rememorou as participações de seu municípios nas mostras e destacou as muitas conquistas para a região nesses 6 anos de atividade unida da AGCIP.

Encerrando a cerimônia, o vice-presidente da AGCIP, João Roberto da Silva, falou sobre o panorama inclusivo dos deficientes nas escolas e fazeres culturais, celebrando o patrono da associação, saudoso Gilberto Morgado, celeiro de sonhos dos quais muitos, pela cultura, estão se tornando realidade.

O evento

A Mostra Regional de Talentos Especiais acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Monte Alto: as duas primeiras noites no Teatro Municipal; a noite de encerramento na Praça Central. O objetivo do evento é trazer arte e cultura das pessoas com deficiência para espaços públicos, como o teatro e a praça, derrubando preconceitos sobre a capacidade desses artistas e integrando todas as comunidades da região em torno do lema: ser diferente é ser humano.

Por fim, provoca a ideia de que todos somos diferentes e temos nossas deficiências; conviver e aceitar o outro é a chave para uma sociedade de paz, sem preconceitos e com menos violências.

Vale lembrar que, do valor global aprovado pelo MinC, faltam R$ 5 mil a serem captados para a Mostra. Pessoas físicas e jurídicas podem doar. Saiba mais através enviando e-mail para agcip@ig.com.br.

{jcomments on}

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.