15 de fevereiro de 2013

Reunidos com Marta Suplicy e deputados, AGCIP e Os Independentes traçam novas parcerias

Encontro foi em SP, com deputados federais Vicente Cândido e José Mentor e estadual Antônio Mentor; cultura popular e Copa do Mundo foram pautas

Na manhã do dia 15 de fevereiro, sexta, o gabinete da Presidência da República, na Regional de São Paulo recebeu importante encontro para a cultura no Interior de SP.

Definitivamente voltada às ações culturais do caipira paulista, AGCIP e Os Independentes se reuniram com a ministra da Cultura, Marta Suplicy e com o representante do Ministério da Cultura (MinC) em SP, Valério Bemfica.

Também integraram o encontro os deputados federais Vicente Cândido e José Mentor, além do deputado estadual Antônio Mentor; os parlamentares contaram com assessoria de Pedro Salvador e Natanael Boldo.
Do interior esteve presente o presidente de Os Independentes, Hugo Resende Filho; pela AGCIP estiveram os diretores Edemilson Sete e Daniel Tercino.
 
agcip_marta1Deputado federal Vicente Cândido, Hugo, Marta,
deputado estadual Antônio Mentor e Edemilson Sete.

Talentos Especiais
Um dos mais belos projetos da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” é a Mostra Regional de Talentos Especiais. A 5ª edição está em processo de captação de recursos pela Lei Rouanet, onde empresas podem patrocinar e terem esse recurso abatido de seu Imposto de Renda.
O MinC aprovou a ideia para apoiar de forma direta a iniciativa; será acionada a Fundação Nacional das Artes – Funarte, para que lance edital específico para artista com deficiência.
O diretor da Funarte em SP é Tadeu de Souza, tradicional apoiador da AGCIP e amigo da cultura no interior de SP.

Festa do Peão 2013
Em três dias da Festa do Peão 2013, que vem trabalhando, em parceria com a AGCIP, a diversidade cultural dentro do megaevento, o MinC terá seu gabinete instalado no Parque do Peão.
Equipe do ministério deve ter base na festa nos dias 19, 20 e 21 de agosto, para atender prefeitos e gestores do interior.
Essa participação do MinC ainda em planejamento, mas deve reunir os Pontos de Cultura já selecionados pelo Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), dentro de sua Rede que se encontra em edital.
No dia 19, a ministra Marta deve estar presente, em dia de atividades culturais como a tradicional Queima do Alho.

Patrimônio
Em se falando da Queima do Alho, dentro das pesquisas da AGCIP, lideradas por Edemilson Sete, para o registro da culinária caipira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, Hugo Resende debateu com a ministra um convite oficial à presidenta do IPHAN, Jurema Machado, para conhecer a Queima do Alho (que vem percorrendo o Brasil) de perto.
O IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é o órgão que analisa os pedidos de registro de patrimônio e os aprova ou não.
Ainda ficou definido o apoio da Fundação Nacional das Artes – Funarte para um grande encontro da cultura popular do estado de SP na Festa do Peão, nessas 3 noites especiais que contarão com a presença do MinC.
O local será o palco que, há 5 anos, promove a Caipirodiversidade na Festa do Peão: o Espaço Culturando.
O diretor da Funarte em SP é Tadeu de Souza, grande parceiro da AGCIP e Os Independentes há anos.

Copa do Mundo
Dentro das ações da Copa do Mundo, a FIFA realiza eventos onde se destaca a cultura do país-sede do maior evento do esporte, as “Fan Fests”.
No ano passado, Hugo, AGCIP e deputado Vicente Cândido iniciaram  debates sobre a realização de uma Fan Fest no Parque do Peão de Barretos. A reivindicação foi feita novamente, e Vicente Cândido colocou seu mandato à disposição dessa busca.

 
 
agcip_marta2
Momento de debate sobre os temas
 
agcip_marta3
 Sérgio de Mello (prefeito de Guaíra), Vicente Cândido, Hugo Resende,
Pedro Salvador (ass Mentor), dep. Antônio Mentor, dep. José Mentor,
Edilene da Silva (dir. Cultura Mirandópolis), Marta Suplicy,

Hélio Consolaro (sec. Cultura Araçatuba), Daniel Tercino (AGCIP), Valério Bemfica (MinC),
Natanael Boldo (ass. Vicente Cândido) e Edemilson Sete (AGCIP)
 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.