13 de março de 2018

Políticas Culturais Afro-Brasileiras são foco de GT do MinC

O Grupo de Trabalho de Políticas Culturais Afro-Brasileiras do Ministério da Cultura (MinC) definiu seis áreas prioritárias de atuação. Até 29 de junho, prazo para a conclusão dos trabalhos, serão foco principal de atenção os seguintes temas: reconhecimento da expressão cultural do candomblé e da umbanda como patrimônio imaterial; a inclusão dos terreiros nas políticas públicas culturais; a adoção do conhecimento e dos elementos afro nas escolas; a implantação de plataforma de identificação das comunidades de terreiros para criar uma rede de cultura e negócio entre elas; a realização de uma pesquisa nacional das comunidades tradicionais de terreiros; e a promoção da integração das comunidades brasileiras com terreiros de outros países.

Em outubro de 2017, Sá Leitão participou do debate O lugar da tolerância religiosa e da religiosidade de matriz africana nas políticas culturais. Na ocasião, líderes de comunidades tradicionais de terreiro apresentaram uma agenda com sete propostas, entre elas a criação do Grupo de Trabalho, solicitação imediatamente acatada pelo ministro.

“Este Grupo de Trabalho tem um papel muito importante, porque possibilita ao Ministério da Cultura escutar e entender as demandas na área cultural da população afro-brasileira”, destaca a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque. “Uma das demandas mais importantes que iremos tratar é o reconhecimento do candomblé e da umbanda como patrimônio. Para que fique claro, não se pretende registrar a religião, o que nem é aceito pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e sim a manifestação cultural”, explica.

Um dos objetivos do GT é realizar um trabalho em conjunto com os ministérios da Educação e das Relações Exteriores para tratar das propostas que envolvem a rede de ensino e relações com as comunidades internacionais de terreiros, respectivamente.

Além de representantes do MinC, da Fundação Cultural Palmares e do Iphan, ambos vinculados ao MinC, o GT conta, como convidados, com representantes da Associação para a Proteção e a Promoção dos Direitos Humanos (Muda), da Associação das Baianas do Acarajé, da Bate folha, da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), da Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Onikoja e dos terreiros Ilê Onio Nidê, Ilê Omolu e Oxem, Ilê Axé Ogun Alakoro, Ilê Adufê, Casa de Oxumaré, Kuê Vodun Otolu e Bate-Folha, entre outros.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.