17 de abril de 2017

MinC firma compromisso para promover fortificações brasileiras

Será realizada nesta sexta-feira (7), às 11h, no Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE), a cerimônia de assinatura da Carta de Recife, durante o Seminário Internacional Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial: estudos para análise de modelos de gestão e valoração turístico-cultural. No documento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os ministérios da Cultura, do Turismo e da Defesa e gestores estaduais e municipais se comprometem com as diretrizes voltadas ao estabelecimento de parcerias público-privadas e à certificação de destinos patrimoniais, visando, ainda, acordos específicos para cada fortificação com a definição de critérios de trabalho que deverão nortear o desenvolvimento das suas ações. O objetivo é fortalecer a candidatura do conjunto de 19 fortificações que compõe a lista indicativa brasileira a patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A cerimônia terá a presença dos ministros da Cultura, Roberto Freire, do Turismo, Marx Beltrão, e da presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

O seminário teve nesta quinta-feira (6), com a participação da presidente do Iphan, que abriu os trabalhos ressaltando a necessidade de comprometimento e parceria entre os gestores para garantir a elaboração do Plano de Gestão desses monumentos, visando o reconhecimento da Unesco como Patrimônio Mundial do bem seriado Conjunto de Fortificações Brasileiras. Kátia Bogéa lembrou que o Brasil ocupa hoje o décimo lugar entre os países que possuem bens registrados como Patrimônio Mundial, o que gera uma grande responsabilidade de todos os gestores e da sociedade civil em sua preservação. Segundo ela, “é preciso harmonizar o esforço do Ministério do Turismo em promover esses destinos, o empenho e a obrigação do Iphan em preservar esses monumentos e o esforço do Ministério da Defesa porque ocupam esses equipamentos”.

Continue Lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.