30 de abril de 2012

Inscrições Palco Culturando 2012

APRESENTAÇÃO ESPAÇO CULTURANDO 2012 – SABERES DA CAIPIRODIVERSIDADE

 

Ficha de Inscrição Mapa do Palco Normas Gerais (pdf)


O Espaço Culturando é uma intervenção da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” no Recinto da Festa de Peão de Barretos, em parceria com a Associação “Os Independentes”, de Barretos e cidades associadas.

 

Dentro do contexto de um megaevento que atrai variados públicos, a iniciativa absorve a diversidade de gostos e ten-dências que a festa reúne. A proposta é fazer com que os milhões de presentes – e mesmo as autoridades dos governos estadual e federal – pos-sam conhecer o trabalho realizado por Os Independentes em relação à cultura, passando inevitavelmente pelo Espaço Cul -tural da AGCIP, no recinto da festa de Barretos e ver que o evento promove o intercâmbio entre gestores culturais, artistas e comunidades dos mais variados segmentos, criando novas oportunidades de produção artística do Interior Paulista para as mais variadas tribos e regiões brasileiras e do Exterior.

 

Trata-se de uma ação afirmativa que escapa do lugar-comum de se reclamar de que eventos como a Festa do Peão possuem espaço apenas para atrações culturais moldadas pelo Capital; o paralelo cultural promovido pelo Espaço Culturando (música + canto + dança + teatro) é uma realidade que caminha para seu terceiro ano consecutivo de sucesso.

 

E, de quebra, ainda há estrutura para divulgação turística de sua cidade para um público relevante, em quantidade e qualidade, configurando momento único em sua cidade, seus saberes e fazeres aparecerem para todo o mundo. Se a Festa do Peão de Barretos é modelo copiado em toda América Latina, apenas na “Terra do Chão Preto” a cultura enraizada promoveu um evento de homenagem ao peão tradicional, que depois incorporou a cultura massificada e o peão como atleta, EM PARALELO ao tradicionalismo ainda presente, realçado pelo Espaço Culturando – com palco e atrações de rua.

 

A Caipirodiversidade consiste em, além do resgate dos saberes e fazeres culturais enraizados, privilegiar também as ressignificações das culturas que formam o homem contemporâneo: como exemplo clássico, o hip-hop incorpora elementos brasileiros e, mais que isso, é formado por versos que relatam, de forma crítica ou não, o cotidiano de um grupo social – algo que a música caipira, em suas várias vertentes, realiza com maestria há quase um século.

 

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO FESTA DO PEÃO DE BARRETOS ESPAÇO CULTURANDO da AGCIP 2012: SABERES DA CAIPIROSIVERSIDADE


1 – Baixar no sítio www.agcip.org.br a ficha de inscrição, preenchendo-a com todos os dados solicitados até o dia 25 DE MAIO de 2012 e encaminhar com AR (Aviso de Recebimento) à sede da AGCIP, na rua Jeremias de Paula Eduardo, 1.803 – Monte Alto – SP, CEP – 15910-000 – com a inscrição, no envelope: “ESPAÇO CULTURANDO 2012: SABERES DA CAIPIRO-SIVERSIDADE”. As inscrições vão de 1º a 25 de maio de 2012.

 

2 – Todos os participantes, individuais ou em grupo, devem preencher e assinar a ficha de inscrição; em caso de inscri-ção em grupo, todos os componentes devem enviar as fichas NO MESMO ENVELOPE. Menores de 18 anos devem pedir para pai/mãe ou responsável assinar e reconhecer firma da assinatura.No caso de grupos ou duplas, apenas o responsável deverá reconhecer firma da assinatura.

 

3 – A Festa do Peão de Barretos acontece de 16 a 26 de agosto de 2012.

 

4 – Não haverá pouso. Será fornecida alimentação para todos os artistas e equipes de apoio.

 

5 – Todos os artistas participantes terão suas apresentações divulgadas no sítio e na Revista Culturando, além da pos-sibilidade de geração de mídia espontânea, como vem acontecendo no últimos anos, já que o Espaço Culturando está inserido na programação e no Plano de Mídia oficial de Os Independentes. Os artistas receberão no endereço que consta na inscrição 2 (dois) exemplares da Revista Culturando, que cobrirá todas as noites e atrações de palco e de rua. Cada grupo de participantes receberá uma cópia bruta, em DVD, de sua apresenta -ção na Festa do Peão de Barretos 2012 no Palco da AGCIP.

 

6 – Seguindo normas de segurança e logística de Os Independentes, durante os dias da semana, o horário máximo para chegar ao Palco Culturando será, impreterivelmente até às 18h. Aos que se apresentarem nos fins de semana, devem chegar até às 16h. FORA DESSE HORÁRIO, O ARTISTA NÃO CONSEGUIRÁ ACESSAR O PARQUE DO PEÃO, de acordo com normas de Os Independentes.

 

7 – Toda a programação do Palco Culturando será veiculada junto ao material oficial da Festa do Peão. Além da grande exposição em todo o Brasil, o artista participante terá mídia internacional, de acordo com a estatística de acessos do portal de Os Independentes (www.independentes.com.br) e do sítio www.agcip.org.br. Quem se apresentar no palco receberá, no local, o Certificado de Participação.

 

8 – A AGCIP não pagará cachê, pois todo investimento ocorre para que palco, som e iluminação reúnam condições aos artistas de mostrarem seus trabalhos; a AGCIP investe na estrutura do espaço (em parceria com Os Independentes), na divulgação do Espaço Culturando e, consequentemente, dos artistas. A AGCIP acredita e defende que todo artista precisa ser valorado e valorizado: para tal, é necessário que os mesmos tenham oportunidade de mostrarem seu potencial em evento de grande escala – caso raro e único dentro do maior evento da América Latina.

 

Parágrafo único:  Vale reafirmar que “o objetivo essencial da AGCIP é promover a diversidade cultural na Festa em Bar -retos e propiciar ao artista participante a oportunidade de visibilidade do seu trabalho – que, nesse caso, tem valor igual ou até maior, nesse momento de divulgação, do que um cachê.  Nesse contexto, não haverá apresentação de artistas que não tenham se inscrito no prazo estipulado deste regulamento.

 

9 – O artista selecionado não terá custos diretos para se apresentar no Espaço Culturando 2012, seja no palco, seja nas ruas. Porém, o traslado até o evento FICA a cargo da cidade do artista.  A AGCIP, se precisar, encaminhará ofício pedindo para que a prefeitura ceda transporte para os artistas.

 

10 – O artista poderá buscar apoio da prefeitura de sua cidade ou de um patrocinador local que possa apoiar suas apresentações (cobrindo despesas de transporte e/ou cachê, por exemplo), DESDE que aprovado pelas Comissões Organiza-doras do Espaço Culturando e da Festa do Peão, para não conflitar com patrocinadores oficiais da Festa.

 

11 – Será servida uma refeição aos artistas, nos padrões da festa.

 

12 – Eventuais acompanhantes dos grupo/artistas deverão arcar com despesas de entrada no recinto.

 

13 – O Espaço Culturando funcionará sempre das 19h30 às 0h. Por ser um espaço multiuso e os artistas virem de cidades diferentes – tendo diferentes formações e necessidades técnicas, criam-se sérias dificuldades logísticas para a passagem de som.  Em caso da necessidade de passagem de som, o artista/grupo deve estar no local ao menos c om duas horas de antecedência da abertura do espaço (ou seja, até 17h30) para a passagem.

 

14 – No palco haverá som, iluminação e base para bateria (sem as ferragens). A AGCIP não se responsabiliza pelos equipamentos dos artistas, sobretudo após sua apresentação.

 

Considerações finais:


15 – O registro videográfico bruto, em DVD, será entregue até o final do mês de novembro de 2012.

 

16 – O artista participante terá acesso ao Parque do Peão, o que não garante entrada nos shows da Arena de Rodeios – alguns shows possuem bilheteria interna.

 

17 – Deve ser encaminhado, impreterivelmente, junto à inscrição:

  • – breve histórico do grupo (quando surgiu quem são os responsáveis, onde já se apresentou);
    – DVD, CD ou links que demonstrem o fazer cultural em áudio, vídeo, foto (caso tenham);
    – contato do responsável;
    – Mapa de Palco.

 

18 – No sitio da AGCIP, há a ideia do formato e medidas do palco da Caipirodiversidade da AGCIP.

 

19 – Contatos na AGCIP: (16) 3241.2641, com Edemilson José do Vale – Coordenador Geral da Comissão Organizadora do Espaço Culturando – agcip@ig.com.br

 

20 – Caberá à Comissão Organizadora reunir-se quando necessário e prover os encaminhamentos para cumprir estas Normas Gerais.

 

A Comissão fica assim composta:


Samir Karnib – Presidente da AGCIP/Os Independentes – samirkarnib@hotmail.com

Daniel Tercino – Advogado da AGCIP – danieltercino@ig.com.br

Luiz Felipe Nunes – Diretor da AGCIP – luiz_nunes@yahoo.com

Renato Bacani – Diretor da AGCIP – renatobacani@hotmail.com

Fernanda Pedroso – Secretária da AGCIP – fernanda.agcip@gmail.com

Marcos Favaretto – Diretor da AGCIP – marcos@favaretto.com.br

Júnior Zago – Logística Espaço Culturando – juniorzago@gmail.com

Marcelo Moraes – Produção de Palco – celoguessi@gmail.com

Sueli Fernandes – Assistente de Produção – fernandes.sueli@gmail.com

 

21 – Para a cidade expor o potencial turístico de sua cidade através de vídeos institucionais, folderes, banners no Palco/Espaço da AGCIP na Festa do Peão de Barretos, deve entrar em contato com a Comissão Organizadora da AGCIP.

 

22 – Os participantes do Espaço da Caipirodiversidade da AGCIP na Festa do Peão de Barretos cederão automaticamente os direitos de imagem, para fins de divulgação – a partir do preenchimento e envio da Ficha de Inscrição.

 

23 – As Normas Gerais encontram-se no sitio da AGCIP, entre os meses de maio e agosto de 2012, afixadas na sede da associação e encaminhadas, a partir de 1º de maio, às cidades e artistas associados e entidades culturais que solicitarem.

 

Samir Karnib

Presidente da AGCIP

 

Ficha de Inscrição Mapa do Palco Normas Gerais (pdf)

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.