8 de outubro de 2018

Espaços culturais do MinC oferecem programação especial para as crianças

Espaços culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Maranhão e Minas Gerais, vinculados ao Ministério da Cultura (MinC), organizam atividades especiais para o público infantil no mês em que se comemora o Dia das Crianças.

As brincadeiras preferidas das crianças de antigamente serão exploradas na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, no próximo domingo (14), com visita dramatizada ao museu do local.  Para cada sessão, serão distribuídas 30 senhas. A primeira sessão é 15h30 e a segunda, será às 16h30.

Ainda na Fundação Casa de Rui Barbosa, os 51 anos de escrita da autora Ruth Rocha, uma das principais escritoras brasileiras para o público infantil, será tema de encontro na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti, na terça-feira (16). A ação de incentivo à leitura “O Prazer da descoberta”, realizada pela fundação, acontecerá às 10h. A entrada será gratuita para as duas atividades.

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, iniciará as atividades na sexta-feira (12) com visitas guiadas diferenciadas. Dentro do projeto “Bonde e Bondinho da História”, os visitantes serão levados a conhecer as exposições do museu a partir de temas elaborados tanto para adultos quanto para crianças.

No dia 12, está previsto para as 15h o Bondinho da História, cujo tema é “Museu de brincadeiras”. Participantes, com idades entre 7 e 14 anos, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Eles poderão conhecer brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos. Será abordada a questão “O que é ser criança?”, levantando discussões sobre os direitos da criança e do adolescente. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. E terá uma sessão semelhante no domingo (14), também às 15h.

Em Petrópolis, a Biblioteca Rocambole do Museu Imperial montou uma programação reunindo os temas de três datas comemorativas do mês de outubro: Dia Mundial dos Animais, celebrado no dia 4; o Dia das Crianças (12) e o Dia Nacional do Livro (29). A programação começará no dia 9, às 14h, com a exibição da animação “O homem das cavernas”, a história do corajoso homem das cavernas Doug, que se une a sua tribo contra um inimigo da Idade do Bronze para tentar vencê-los em uma grande batalha.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários