9 de novembro de 2011

Entidades culturais se reúnem em Praia Grande por parcerias

Treze cidades estiveram no litoral junto a AGCIP, Consórcio Culturando, MinC e Funarte

A quinta-feira, 4, marcou encontro de 13 municípios no Palácio das Artes de Praia Grande, litoral sul de SP, que recebeu até na semana passada a exposição fotográfica itinerante Negro Interior.

Além da cidade anfitriã, marcaram presença gestores culturais de São Vicente, Mauá, Cubatão, Itapeva, Barretos, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Cajobi, Sertãozinho, Jaboticabal, Américo Brasiliense, São Paulo e Matão.

Dentre as entidades, vieram as locais Casa do Poeta, Projeto Recriapalhando, Ruídos Negros, Grupo de Teatro Genoma, Associação Jardim Aloha, além do Conselho de Cultura da cidade de Mauá, representantes do deputado estadual João Paulo Rillo e federal Vicente Cândido e arte-educadores do litoral.

O foco do evento foi a apresentação da AGCIP e do Consórcio Culturando aos presentes, bem como o intercâmbio de informações e ações culturais entre os presentes, de modo a propor novas parcerias envolvendo a região de Praia Grande, representada pela coordenadora do Palácio das Artes, Maria de Lourdes Marszolek Bueno.

Abrindo os debates, marcaram presença o chefe da Representação do Ministério da Cultura (MinC) em SP, Valério Bemfica e o diretor da Funarte – Fundação Nacional das Artes para SP e região Sul, Tadeu de Souza.

Além deles, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Culturando, Edemilson Sete, bem como o diretor jurídico Daniel Tercino e o vice-presidente da AGCIP, Samir Karnib, também representando a associação Os Independentes, de Barretos.

 

nomomentodeperguntasdopublicoSeterespondeaduvidasobreEspacoCulturando
No momento de perguntas do público, Sete responde a dúvida sobre Espaço Culturando.

 

Café e palestra

Após a abertura oficial, os presentes se reuniram para um café, momento de contato direto e apresentações pessoais. Em meio aos agentes culturais, a artista plástica Jane Maria Roberto que, ao visitar a Negro Interior, se emocionou ao ver exposta fotos de sua mãe e sua tia – Odette dos Santos, a Dama do Samba da cidade de São Carlos.

Na sequência, a mestranda em Linguística pela UFSCar, Sueli Fernandes, discorreu sobre o preconceito no livro didático, evento paralelo à exposição, assim como a oficina sobre fotografia ministrada pelo jornalista Luiz Felipe Nunes, no dia 30 de outubro, no mesmo Palácio das Artes.

 

SuelideBarretospalestrasobreonegronolivrodidatico
Sueli, de Barretos, palestra sobre o negro no livro didático.

 

Consórcio

Após as apresentações da AGCIP e seus projetos, como a Mostra de Talentos Especiais e Espaço Culturando na Festa do Peão de Barretos, foi introduzida a questão do Consórcio: o que é, quem pode se consorciar e os acordos diretos já conquistados com o MinC.

Tadeu de Souza (Funarte) e Valério Bemfica (MinC) falaram sobre a experiência do Consórcio – que acompanham de perto – e responderam a questionamentos de artistas e gestores sobre a reforma da Lei Rouanet, editais e divulgação, dentre outras demandas colocadas.

 

TadeudeSouzadaFunarteSPdestacaimportanciadoconsorcio

Tadeu de Souza, da Funarte SP, destaca importância do Consórcio.

 

ValerioBemficadoMinCdestacaopactofederativoentreuniaoeconsorcio
Valério Bemfica, do MinC, destaca o pacto federativo entre União e Consórcio

Por fim, com membros da AGCIP, Consórcio Culturando, MinC e Funarte, foi lançada a 14ª edição da Revista Culturando, que traz as atrações do Espaço Culturando 2011 na Festa do Peão de Barretos, além da abertura da exposição Negro Interior em Praia Grande e projetos como a Mostra de Talentos Especiais de 2011 e a I Semana de Cultura LGBT e Combate à Homofobia.

 

TadeudeSouza_lanca_aedicao14darevistaculturando

Tadeu de Souza lança a edição 14 da Revista Culturando

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.