1 de novembro de 2011

Praia Grande recebe exposição, oficina e reunião da AGCIP

Parcerias com prefeitura da cidade, Secretaria Estadual de Cultura, MinC e Consórcio Culturando promoveram ações na cidade litorânea

 

Depois da itinerância em Ubatuba, em 2010, a Exposição Fotográfica Itinerante “Negro Interior”, iniciativa da AGCIP, foi instalada no Palácio das Artes daquela de Praia Grande, onde ficou de 23 de setembro a 3 de novembro.

 

Aproveitando o ensejo da exposição, a  chefe da seção de Ação Cultural da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande), Maria de Lourdes Marszolek Bueno, criou várias formas de trabalhar as fotos, com dinâmicas envolvendo crianças, pessoas com deficiência, sindicalistas e movimento negro, dentre os mais de mil visitantes da Negro Interior, que contou com a cobertura da TV Cultura.

 

Mais


O domingo, 30, trouxe 25 participantes para a oficina “Olhares: da Arte ao Documento”, ministrada pelo jornalista Luiz Felipe Nunes, da AGCIP.

Além de abordar técnicas da fotografia, a ideia foi treinar o olhar sobre uma imagem que foge à rotina do dia a dia; para isso, foram analisadas várias fotografias, das clássicas ao trabalho de Felipe, com base teórica da Semiótica – ministrada na parte da manhã.

 

IMG_7873

 

IMG_7903

 

À tarde, a expo Negro Interior foi usada como objeto de trabalho, na dinâmica prática, mostrando o quanto uma imagem extrapola seu teor documental histórico, “se configurando como um documento sentimental, despertando sentimentos em que vê, mas também nos fotografados”, como destacou Luiz Felipe Nunes.

 

Após o tour pela exposição – encerrada ontem naquela cidade – os participantes, divididos em grupos, criaram conjuntos fotográficos de acordo com os conceitos debatidos, usando as dependências do incrível Palácio das Artes – um dos mais estruturados e complexos aparelhos culturais existentes no Brasil.

 

AnguLuz

 

perdidonoasfalto

 

sensacoes

Reunidos

 

A parceria AGCIP, Consórcio Intermunicipal Culturando, Ministério da Cultura e prefeitura de Praia Grande promoveu, anteontem, na cidade litorânea, encontro gestores culturais daquela região, suscitando parcerias, projetos em comum e ampliando os saberes e fazeres culturais para além do interior paulista.

 

Os resultados do encontro aconteceram após o fechamento da edição.

 

O encontro deve contar com a presença do representante do MinC em São Paulo, Valério Bemfica, bem como do diretor da Funarte – Fundação Nacional das Artes em São Paulo e na região Sul, Tadeu de Souza.

 

Encerrando o evento, a AGCIP lançou a edição 14 da Revista Culturando, trazendo a cobertura do Espaço Culturando na Festa do Peão de Barretos, ações do Consórcio e trabalhos realizados nas cidades parceiras.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.