1 de janeiro de 2013

Encontro reforça gestão em rede

Com recorde de municípios, Encontro Ampliado de Cultura reforça gestão em rede

32 municípios integraram os debates com CIC e AGCIP, em produtivo evento que marca o retorno de Guaíra como referência cultural

Luiz Felipe Nunes

Marcando história na gestão cultural em rede, 32 cidades se fizeram presentes no 1º Encontro Ampliado de Cultura no interior Paulista, realizado pela parceria AGCIP, Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) e Prefeitura de Guaíra.

Esse número recorde reforça ainda mais a gestão conjunta de municípios, através do CIC e colaborativa, através da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, ente da sociedade civil sem fins lucrativos.

A Casa de Cultura de Guaíra, no belíssimo Parque Maracá recebeu: Barretos, Brodowski, Colômbia, Sertãozinho, Monte Alto, Ribeirão Preto, Guariba, Miguelópolis, Pradópolis, Santa Ernestina, Casa Branca, Olímpia, Monte Azul Paulista, Cosmorama, Novo Horizonte, Araçatuba, Matão, Mirandópolis, Jaboticabal, Viradouro, Monte Aprazível, São José da Bela Vista, Mirassol, Orlândia, Cândido Rodrigues, Taquaritinga, Embaúba, São Paulo, Serrana, Pontal e Catanduva.

Junto à expressiva presença de gestores culturais, artistas e ONGs, marcaram presença os prefeitos de Viradouro, Erney de Paula (em exercício), de Brodowski, Elves Carrera, de Cândido Rodrigues, Cláudio Falchi e da cidade anfitriã, Guaíra, Sérgio de Mello, aclamado presidente do CIC em Assembleia do dia 25 de janeiro, em Monte Alto.

Ainda vieram os vices-prefeitos Denir Ferreira dos Santos (Guaíra), Pedro Bordin Neto (Orlândia) e João Paulo Rodrigues (Monte Alto), além dos vereadores Susete Barini, Toin do Raio-X, Itapecerica e João José de Oliveira (Guaíra); Hilário Ruiz (Olímpia), Renata Faria (Colômbia), Carlos Gerber (Monte Alto), Marlene Galiasso (Pradópolis), José Carlos Manzotti (Mirandópolis), Marcos Roberto Pagliuso (Embaúba) e Carlos César Berteli e Alexandre Resende (São José da Bela Vista).

Também compareceram assessores dos deputados estaduais Eleuses Paiva (Igor Gonçalves) e João Paulo Rillo (Natanael Boldo), e federais Arlindo Chinaglia (Cal Souza) e Vicente Cândido (Francisco Neto e Tião Soares). Vicente estaria no encontro, mas um imprevisto o deslocou a Brasília. O parlamentar destinou emenda, já assinada, no valor de R$ 300 mil para o Curso Livre de Formação de Gestores Culturais, com duração de 6 meses (aos fins de semana), parceria com a FAAP Ribeirão – inteiramente gratuito para os entes consorciado.

 

Mesa

Antes da formação da mesa, Guaíra mostrou que a Cultura voltou forte por lá: exibindo o multi-culturalismo através das danças, a ONG Santuário das Artes deu seu cartão de entrada à cidade e ao evento (acabam de se instalar na cidade, tendo como matriz São José do Rio Preto).
Depois, verdadeiro show de cultura afro-brasileira com o emocionante maracatu trazido pelo grupo Eletro Afro.

Para os debates, compuseram a mesa: deputado estadual Antônio Mentor, Tadeu de Souza (diretor da Funarte SP, representando o Ministério da Cultura), Rafael Braguirolli (Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, parceiro da realização), prefeitos Sérgio de Mello, Cláudio Falchi e Erney de Paula, vice-prefeito João Paulo Rodrigues, vereador Carlos Gerber, Samir Karnib (presidente da AGCIP) e a anfitriã Bruninha Barbosa, coordenadora de Cultura de Guaíra.

CIC

Foram duas rodadas de debates. Na primeira, relativa ao Consórcio Culturando (CIC), foi destacada a emenda para o Curso Livre de Formação de Gestores Culturais (parceria FAAP) e o projeto de adequação de todas Estações Ferroviárias das cidades consorciadas, com vistas a torná-las Centros de Artes (demanda proposta pela ministra Marta Suplicy, em encontro com o Consórcio no mês passado).

Depois, foram colocadas questões referentes às cidades consorciadas: quais estavam aptas a concorrer à Rede CIC de Pontos de Cultura e quais cidades foram suspensas, para que o recurso pudesse vir ao Consórcio.
Logo após, os encaminhamentos, coordenados pelo secretário executivo Edemilson Sete, diretor jurídico Daniel Tercino e diretor administrativo Victor Nozaki, deram conta do pedido de entrada de quatro municípios e de saída de duas cidades.

Após debates, um pouco mais calorosos em defesa do Consórcio, foi votada a saída de Orlândia e prorrogada a permanência de Monte Alto, que havia manifestado desejo de sair.
Já Olímpia, Colômbia, Serrana e Mirandópolis tiveram suas entradas aprovadas, se unindo aos outros municípios que se consorciaram em 2013: Igarapava, Cândido Rodrigues, Tupi Paulista, Taquaritinga, Brodowski e Casa Branca. Dessa forma, o Consórcio conta, agora, com 27 cidades, contra 18 do ano passado; desse total atualizado, 11 entes precisam passar por votação na Câmara de seu consorciamento, ou regularizar alguma documentação.

AGCIP

Com material audiovisual, algumas ações da AGCIP foram destacadas, como a emenda do deputado estadual Antônio Mentor para o mais tradicional festival de viola caipira do País, a Violeira Rose Abrão, realizada em parceria com Os Independentes (chega à sua 30ª edição).
Cinco cidades já se candidataram a sediar as fases classificatórias, que recebem duplas e formações tradicionais caipiras de todo o país.
Mentor colocou seu mandato à disposição das cidades presentes, assim como a deputada estadual Beth Sahão, que chegou no decorrer da realização.

Também em pauta, o Espaço Culturando 2013, que já abriu inscrições, que vão até 10 de maio (veja mais pelo sítio www.agcip.org.br). No ano passado, nas 11 noites da Festa do Peão de Barretos, 81 atrações de 43 cidades e 4 estados brasileiros levaram a diversidade cultural ao megaevento de cultura massificada.

Em busca de atrair recursos para a AGCIP, que sofre com o gargalo apertado das legislações que limitam emendas para ONGs, foram colocadas duas ações nas quais os municípios podem colaborar: aquisição do próximo número da Revista Culturando, publicação que traz os saberes e fazeres culturais de cerca de 40 municípios ligados à AGCIP; e a Exposição Fotográfica Itinerante “Negro Interior”, que já rodou mais de 30 cidades e conta com palestras e debates a respeito do negro no interior de SP no século passado.

As cidades interessadas em receber a Negro Interior podem contatar a AGCIP, pelo tel (16) 3241-2641 ou pelo e-mail contato@agcip.org.br .

Por fim…
Tadeu de Souza, da Funarte, fechou o evento, destacando o apoio do MinC ao projeto das estações ferroviárias, à realização de duas ou três noites do Espaço Culturando em parceria com o ministério e trouxe novidade: a demanda da AGCIP para que a Mostra de Talentos Especiais, que reúne artistas com deficiência, foi aceita: deve se tornar edital público para ganhar mais espaço e recursos em torno de sua realização.

Encerrado o evento, todos foram conhecer a sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Grêmio Colorado, onde a Comitiva Saudade do Corredô, de Novo Horizonte, preparou a tradicional Queima do Alho para os presentes.
O próximo encontro acontece em 22 de maio, com direito à confraternização de 7 anos de existência jurídica da AGCIP “Gilberto Morgado”. 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.