6 de setembro de 2010

Diversidade Cultural

No RJ, Encontro da Diversidade Cultural terá caipira paulista

 

Uma caravana composta por membros de Os Independentes e AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista, segue, na noite de hoje, 3, para o Rio de Janeiro.

Levando representantes da cultura caipira paulista, participarão do Encontro da Diversidade Cultural: “A independência da Cultura”, que acontece de 4 a 6 de setembro, na Fundação Progresso, no bairro da Lapa.

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), o Encontro tem como objetivo celebrar a Diversidade Cultural Brasileira com os diversos segmentos que a integram, criando a oportunidade para uma troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

O Encontro, que espera reunir cerca de 1500 pessoas, contará com rodas de convivência, apresentações culturais, feira de produtos culturais, cortejos, debates, jogos e brincadeiras.

Queima do Alho e Música Raiz

 

comitiva

Os representantes do interior paulista vão apresentar a culinária da Queima do Alho e a verdadeira música caipira raiz. Nesse sentido, integram a caravana Dorival Martins, um dos coordenadores do concorrido Concurso da Queima do Alho, realizado na Festa do Peão de Barretos há mais de 30 anos; a dupla Salles &Guilherme, vencedora da 27ª. Festival “Violeira Rose Abrão”, o violeiro Guilherme Tenório e as comitivas “Água do Peão”, de São José do Rio Preto e “Saudade do Corredo”, de Novo Horizonte.

Durante os três dias de evento, as duas comitivas, comandadas respectivamente pelos comissários Milton Liso e Edson Francisco Vilela, se juntam aos Cavaleiros da Cultura, de Carlos Oscar Niemeyer Magalhães (neto de Oscar Niemeyer, que projetou o Parque do Peão de Barretos), para promover mil degustações por dia da tradicional comida do peão de boiadeiro, ao som da legítima moda de viola e dos toques do berrante.

Ainda no Encontro, a AGCIP levará a 12ª Edição da Revista Culturando, que trabalha a temática da Queima do Alho no contexto da cultura caipira paulista, além do livro “Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro”, que introduz pesquisa da associação sobre essa culinária; foi confeccionado após vencer edital do Programa de Ação Cultural – ProAC, em 2009, com projeto redigido pelo escritor Mozzambani.

 

AGCIP

A AGCIP nasceu em 2006 com o objetivo de formar novos agentes e gestores culturais, bem como fomentar saberes e fazeres ligados às comunidades do interior de SP.

Reúne importantes conquistas, como o Projeto de Difusão Cultural, que em 3 anos percorreu cerca de 50 cidades, criando espaços para cerca de 10 mil artistas; Espaço Culturando, levando diversidade cultural (de orquestra sinfônica a hip-hop) à Festa do Peão de Barretos (em 3 anos, passaram 40 cidades e cerca de 5 mil artistas); pesquisas sobre cultura caipira, com premiações em edital do ProAC e Mapa Cultural Paulista (a pesquisa da Queima do Alho deve ser apresentada, em 2001, ao IPHAN, com vistas a registro dessa culinária como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira); articulação para a formação do primeiro Consórcio Intermunicipal de Cultura do País, reunindo 20 cidades, que está para firmar convênio de mais de R$ 9 milhões de ações culturais junto ao MinC.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.