14 de junho de 2012

Culinária caipira da Rio+20 começa com visita da ministra Ana de Hollanda

Os Independentes, AGCIP e Consórcio Culturando receberam comitiva do MinC, explicaram sobre Queima do Alho; ministra voltará para degustação

A noite de 13 de junho marcou o início das ações culturais na Conferência Rio+20, no Galpão da Cidadania, local onde será aberto, em instantes, o evento.

Os representantes da cultura caipira de São Paulo, através da parceria entre Os Independentes, AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) recebeu a visita da comitiva do Ministério da Cultura.

Estiveram no espaço “Queima do Alho – cardápio cultural de sabor imaterial” a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhada do secretário executivo da pasta, Vitor Ortiz, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, do presidente da Funarte, Antônio Grassi e do diretor de Políticas Culturais, Américo Córdula.

A ministra visitou a exposição sobre a gastronomia cultural, conversando com os coordenadores da Queima do Alho, João Paulo Martins e Dorival Gonçalves. Depois, recebeu material informativo sobre ações de cultura e responsabilidade social e ambiental de Os Independentes, através do presidente Hugo Resende Filho.

Também ganhou exemplar da obra “Queima do Alho – alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro”, de autoria de Luiz Mozzambani Neto, que inaugura as pesquisas da AGCIP com vistas ao registro de Patrimônio Imaterial da cultura brasileira.

Ao ouvir o toque do berrante executado por Dorival, Ana de Hollanda confidenciou aos presentes: “tinha um berrante em casa e meu pai tocava para nós. Boa lembrança”.
Hugo Resende Filho convidou a Ministra para a Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina, a ser realizada entre 16 e 26 de agosto. Ana de Hollanda agradeceu o convite com as palavras: “estou mesmo devendo uma visita à festa”.

Encontro
Ficou acertado entre o presidente de Os Independentes e o MinC encontro em Barretos, durante a Festa do Peão, para lançamento da cartilha sobre a gestão cultural nos municípios, de acordo com a aprovação do Sistema Nacional de Cultura.

A ideia é pautar, agora de forma sistemática e didática, como mapear a cultura e a necessidade de equipamentos culturais nos municípios – a partir do ano que vem, preparando os municípios para um novo ciclo administrativo que tenha a cultura como pauta fundamental. “Esse é um passo definitivo para a consolidação das políticas culturais no interior de SP”, comenta Edemilson Sete, coordenador da pesquisa da Queima do Alho junto à AGCIP.

 

dorival_vitorortiz_anadehollanda_hugo_resende_e_joaopaulomartins

Dorival, Vitor Ortiz, Ana de Hollanda, Hugo Resende e João Paulo Martins

 

anadehollanda_ametriico_daniel_sete_e_hugo_na_recepcao_a_ministra
Ana de Hollanda, Ametriico, Daniel, Sete e Hugo na recepção a ministra

 

danieltercino_dorival_vitorortiz_anadehollanda_joaopaulo_hugo_e_edemilsonsete
Daniel Tercino, Dorival, Vitor Ortiz, Ana de Hollanda, João Paulo, Hugo e Edemilson Sete

 

dorival_anadehollanda_hugoresende_sete_joaopaulo_e_americo_durantr_o_toque_do_berrante
Dorival, Ana de Hollanda, Hugo Resende, Sete, João Paulo e Américo durante o toque do berrante

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.