28 de janeiro de 2016

Chamada pública seleciona municípios e estados para parceria em programas

O governo federal está selecionando propostas de estados, municípios, Distrito Federal e instituições públicas de ensino interessadas em aderir aos programas Segundo Tempo (PST), Luta pela Cidadania, Vida Saudável e Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).

O prazo para cadastrar as propostas no Sistema de Convênios da União (Siconv) é 10 de fevereiro. Para concorrer é preciso apresentar projeto técnico pedagógico, declaração de capacidade técnica e histórico.

thumb_chamada-publica-esporte

As parcerias serão celebradas com o Ministério do Esporte e terá duração de 24 meses, sendo os quatro meses iniciais destinados à fase de estruturação dos programas.

Durante este período, devem ser realizadas as ações com o intuito de emitir a Ordem de Início (OI), documento expedido pelo Ministério que autoriza a entidade a iniciar as atividades junto aos beneficiados.

O resultado final das propostas aprovadas será divulgado no dia 14 de março.

Segundo Tempo: O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente dos que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Em 2013, o programa registrou a adesão de 3,6 mil municípios.

Luta pela Cidadania: Voltado tanto para crianças como para jovens e idosos, este programa incentiva a prática de lutas marciais. Para isso, o Ministério do Esporte disponibiliza recursos para compra do material esportivo e pagamento dos professores, coordenadores e monitores, além de realizar o acompanhamento e a capacitação desses profissionais.

Vida Saudável: O Programa prioriza idosos a partir de 60 anos, incluindo pessoas com deficiência. Por meio do Vida Saudável, o governo implementa Núcleos de Lazer e Esporte Recreativo, nas diversas regiões brasileiras, com atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo.

Esporte e Lazer na Cidade: O PELC possui dois tipos de núcleos: Núcleos Urbanos, e Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais (voltado para grupos culturalmente diferenciados como povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, dentre outras). O programa proporciona  a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência. O objetivo é estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Confira o material completo da chamada pública

Edital Completo

Errata do edital de chamamento

Declaração de Capacidade Técnica

Declaração de Contrapartida

» Programas: Segundo Tempo e Luta pela Cidadania

Edital PST e Luta pela Cidadania

Documento de Orientação Estruturantes PST e Luta pela Cidadania

Luta pela Cidadania – Diretrizes

Luta pela Cidadania – Modelo Projeto Técnico

Programa Segundo Tempo – Diretrizes

Programa Segundo Tempo – Modelo Projeto Técnico

PST Paradesporto – Diretrizes

PST Paradesporto – Modelo Projeto Técnico

PST Universitário – Diretrizes

PST Universitário – Modelo Projeto Técnico

» Programas: Vida Saudável e Esporte e Lazer da Cidade

Documento de Orientação Estruturantes VS e Pelc

Vida Saudável – Diretrizes

Edital Pelc

Pelc – Diretrizes

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.