8 de agosto de 2013

Americana recebe primeira seletiva da 30ª Violeira “Rose Abrão”

Festival é realização da AGCIP/Os Independentes, através da Secretaria de Estado da Cultura, por emenda do deputado estadual Antonio Mentor

O nome do local da primeira seletiva do Festival Regional de Moda de Viola Estilo Raiz, mais conhecido como Violeira “Rose Abrão”, já era sugestivo: Carioba Caipira Clube, em Americana, também tradicional em fazeres caipiras como a festa do peão, que identifica Barretos, cidade-sede da Violeira e que sediará a grande final.

A primeira seletiva, naquela cidade, aconteceu na noite do dia 2. Com 18 duplas inscritas, mas três ausências (duas, comunicadas de última hora), a noite prometia muita música caipira de qualidade: promessa cumprida.

Na abertura, feita por Luiz Felipe Nunes e o apresentador, há 30 primaveras, da Violeira (que chega à trigésima edição), o versejador caipira Jota Carvalho, os muitos presentes puderam ouvir as palavras das entidades parceiras: a realizadora Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (AGCIP), através do tesoureiro da entidade, Edemilson Sete, a co-realizadora e criadora do evento Os Independentes, de Barretos, através do coordenador geral da Violeira, Marcos Murta e do deputado estadual Antonio Mentor, que repassou a emenda para o festival, realizado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura.

Além da manutenção da cultura caipira através da música, também foram feitas menções ao trabalho do saudoso Wilson Garcia, o “Bezerrão”, que coordenou 27 edições do festival mais longevo do País.

Regionalista e regional
E a “batalha” foi dura: muita qualidade na área. Após as apresentações, 4 foram os classificados pelo júri para a final, que terá 12 duplas: 4 classificadas na etapa de Guaíra e mais 4 na etapa de Araçatuba.
Tendo duplas de outros estados e de muitas localidades de SP, as classificadas acabaram sendo “de perto” de Americana: da vizinha Santa Bárbara D’Oeste, passaram à final Zé Proença & Sueli, também compositores da canção “Jardim de Deus” e Anderson & Adriano, que também compuseram “Poder de Reconstruir”.
Com algumas duplas “da casa”, Americana fez um finalista: com composição de Valdenir Perri e cantada por ele e Rodrigo da Viola, “Visão de Caipira” chegou à finalíssima.
Por fim, a dupla campeã de 2012, Célio & Nando (de Rio Claro/Jaú), mais uma vez estará na final: dessa vez com “Parecia que eu Estava Lá”, composição de Júnior Hartung.

Mais
Além das belas canções concorrentes, a noite teve abertura e show de encerramento com o violeiro e cantador montealtense Guilherme Tenório, o primeiro violeiro caipira a integrar uma orquestra filarmônica (da USP de Ribeirão Preto, onde estuda Música, com ênfase em Viola Caipira).

Tenório teve experiências culturais no Brasil e nos EUA, onde incorporou elementos da música country, adaptados à viola caipira, mas sem nunca perder as nuances do caipira paulista, que norteia todo seu repertório.

Também foram realizados sorteios de DVDs da Festa do Peão de Barretos 2012 e um pacote completo para a edição de 2013, que acontece de 15 a 25 de agosto.

violeira CelioeNando
Célio e Nando

violeira MarcosMurtaacompanhafaladodeputadoAntonioMentor
Marcos Murta acompanha fala do deputado Antonio Mentor

violeira Marcos Murta fala com todos classificados no palco
Marcos Murta fala com todos classificados no palco

violeira Marcos Murta ganhador do pacote pra festa do peao de barretos 2013 e turminha de peso que ajudou no sorteio
Marcos Murta com ganhador do pacote pra festa do peão de Barretos 2013
e turminha de peso que ajudou no sorteio

violeira ZeProencaeSueli
Zé Proença e Sueli

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.