2 de fevereiro de 2012

AGCIP prorroga prazo de inscrição de oficinas de cultura e insere “canto coral”

O PROJETO OFICINAS CULTURANDO vai oferecer oficinas GRATUITAS de Areiaografia, Danças Populares, Cavaquinho, Pintura em tela e canto coral. Essa ação é parte fundamental dos trabalhos já realizados pela AGCIP no sentido de democratizar o acesso à produção artista na cidade.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sede da AGCIP. Rua Jeremias de Paula Eduardo, 1803. Monte Alto-SP. Centro.

INSCRIÇÃO: inscrições prorrogadas até 10/2

INÍCIO DAS OFICINAS: a aula inaugural de abertura das oficinas e apresentação dos professores será no dia 14/2, ‘as 19h30, na sede da AGCIP.

GRATUIDADE: as aulas tem início em fevereiro e terminam em agosto com uma mostra cultural, em Monte Alto e na Festa de Peão de Barretos, dos trabalhos desenvolvidos.

 

CONVÊNIO: Todos os 6 meses de curso é gratuito. Esse é um Projeto realizado através da Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Simão Pedro em convênio assinado entre a AGCIP e Secretaria de Estado da Cultura.

Maiores informações na sede da AGCIP de segunda a sexta das 8h às 17h e ou pelo telefone 3241-2641 falar com a Fernanda.

Sem mais para o momento, agradeço a disposição e abertura em divulgar esse comunicado de utilidade pública.

Axé!

João Roberto da Silva
Presidente da AGCIP
Monte Alto, 23/01/2012

 

oficinaAGCIP

 

* As oficinas de canto coral acontem de segunda-feira, das 19h às 22h, para adultos acima de 45 anos. As aulas para a turma juveni (12 a 20 anos) acontecem às terças-feiras, das 20h às 22h.

 

OFICINAS

 

•         Areiaografia: A Areiaografia além de ter suas características “urbanas”, “populares” e “religiosas” também é uma grande forma de expressão artística que desperta o interesse de todos que procuram por novas técnicas na criação de painéis/tapetes decorativos deixando o suporte convencional de lado para interferir no ambiente (piso) em que a obra está sendo confeccionada, sendo assim podemos dizer que a Areiaografia tem influência de outras formas de arte (acadêmica, moderna, contemporânea e até mesmo do graffiti). É uma inovação nas Artes visuais, pois com AREIA tingida e um chão liso pode-se transferir belas paisagens, retratos.

•         Dança: O movimento é uma ferramenta que só traz benefícios ao corpo. Cada pessoa reúne uma série de características que a direcionam a executar com mais ou menos facilidade os exercícios, que são sequências de movimentos. A dança é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo em toda a sua extensão, como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade. As oficinas Culturando de dança pretendem transitar pela cultura brasileira com: Gafieira, Axé, Samba, Dança de Rua, Frevo, Anos Dourados do Rock Brasileiro.

•         Desenho/Pintura em tela:
A Pintura é um dos meios de expressão/comunicação mais utilizados pelo homem, desde a Pré História até os nossos dias. Através do Desenho e Pintura podemos expressar ideias, desenhar e pintar o passado, presente e futuro. Trabalhar o subjetivo através do olhar do emissor e provocar a subjetividade no receptor.

•         Cavaquinho:
O curso de cavaquinho da Companhia das Cordas trabalha a consciência do instrumento (localização de notas, arpejos e escalas), as formas de notação (partitura, cifra e tablatura), os aspectos motores (técnica de palheta, postura etc.) e a linguagem do instrumento como acompanhante e como solista. Tudo sempre aplicado ao repertório, explorando todas as variantes do samba e do choro – seus gêneros por excelência – e também as interações com outros gêneros brasileiros, do tradicional ao pop. As aulas são diretas e objetivas, com resultados rápidos e uma formação sólida a médio e longo prazo.

 

•         Canto Coral: O canto coral é a melhor forma de musicalização e iniciação musical, pois proporciona ritmos, afinação, dinâmica e postura corporal. Não existem estrelas ou cargos, e sim, vozes que se complementam. Basta fazer uma verificação vocal e participar das rotinas de ensaio.

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.