25 de novembro de 2018

Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 846/2018, que garante repasses da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Ministério dos Esportes. De acordo com a MP, serão destinados ao FNC, em 2019, 2,91% do percentual de arrecadação das loterias de prognósticos numéricos, como Mega Sena e Quina; além de 1% das loterias esportivas e 0,5% da Loteria Federal. O fundo também receberá 0,9% da arrecadação com a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) – percentual alterado pelo Senado em relação ao texto da MP original, que previa 0,4%.

Assim, espera-se que o FNC receba, anualmente, cerca de R$ 444 milhões de reais em recursos das loterias. O valor é R$ 2,4 milhões superior ao previsto no cenário anterior à medida (veja tabela). Para que a MP passe a valer, o presidente da República, Michel Temer, deve sancioná-la ou vetá-la em até 15 dias.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que teve participação ativa nas negociações para elaboração da MP 846, comemorou a aprovação. “Representa um claro reconhecimento da importância do setor cultural e da política pública de Cultura para o desenvolvimento do País e também para a redução da violência e da criminalidade. Trata-se de uma grande vitória para a cultura brasileira”, disse ele.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.