14 de julho de 2014

Queima do Alho na SEC da sabor à sexta-feira dos paulistanos

Mas o que é a Queima do Alho? Era o alimento preparado para os peões que marchavam pelos “estradões” do Brasil com as boiadas. Na última sexta feira dia 11 de julho foi realizado na Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo-SP. Uma das mais saborosas culinárias caipiras a tradicional QUEIMA DO ALHO.

O público presente se deliciou com a Queima do Alho e todo seu entorno cultural que é composto da Moda de Viola, Catira, Contação de Causos, Toque do Berrante. O Violeiro e cantador Guilherme Tenório encantou o público presente com sua voz, viola e um repertório tipicamente caipira. Sr. João Paulo fala sobre a importância em perpetuar através de Patrimônio Imaterial essa vertente da cultura caipira.

O Pesquisador Edemilson José do Vale (sete) Presidente da AGCIP distribui, de sua autoria, 250 livros sobre a história de Os Independentes e a Queima do Alho. Explicou aos presentes e ao Secretário de Estado da Cultura Sr Marcelo Mattos que o objetivo de realizar a Queima do Alho na SEC é mostrar um pouco da história daqueles que ajudaram a desenvolver a sociedade, economia, cultura desse pais, dar conhecimento e sensibilizar as autoridades presentes processo aberto para registro e reconhecimento da Queima do Alho como Patrimônio Imaterial no CONDEPHAAT (Processo na SEC – Nº 01161/2014).

“A AGCIP parceria de Os Independentes já há 8 anos e a Associação os Independentes de Barretos trabalham fortemente pela cultura e seu desenvolvimento no interior paulista e quer contar ainda mais com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura não só para preservar a Queima do Alho, mas para ajudar a fomentar a cultura no interior”. Destaca o presidente da AGCIP Prof Edemilson José do Vale (sete).

Estiveram aproximadamente 400 pessoas entre presentes funcionários da Secretaria, Representantes do Ministério ad Cultura, da ALESP na pessoa do Sr Natanael Boldo, representantes da FUNARTE, do Consórcio Intermunicipal Culturando além de outras comitivas da grande São Paulo.

O Secretário de Estado da Cultura Sr. Marcelo Mattos que ficou até o fim no evento, agradeceu a AGCIP pela iniciativa e se colocou a disposição para dialogar tanto para que a cultura no interior paulista avance ainda mais. Colocou a disposição a Secretaria novas parcerias.

“Falei com o secretário e assim que o presidente de Os Independentes retornar de viagem entrarei em contato com a assessoria do Secretário para uma audiência e debatermos novas parcerias e propostas para o fomento da cultura no interior paulista”. Finalizou Edemilson (sete).

 

SAM 0145

 

Daniel Tercino da AGCIP Secretário de Estado Marcelo Mattos   Diretora Adimistrativa Mara
Daniel Tercino da AGCIP, Secretário de Estado Marcelo Mattos, Diretora Adimistrativa Mara

 

Diretor do Proac Efren Colombani e Secretario de Estado da Cultura Marcelo Mattos

Diretor do Proac Efren Colombani e Secretario de Estado da Cultura Marcelo Mattos

 

Foi montada na SEC uma Exposição de Fotos da AGCIP sobre a Queima do Alho
Foi montada na SEC uma Exposição de Fotos da AGCIP sobre a Queima do Alho

 

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.