27 de fevereiro de 2012

Oficinas Culturando têm aula inaugural

Com cerca de 70 pessoas presentes, momento marca o início dos 5 cursos gratuitos; aulas seguem após o Carnaval

 

Cerca de 70 alunos marcaram presença na Aula Inaugural das Oficinas Culturando, convênio entre AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e Secretaria do Estado da Cultura,  através da Emenda Parlamentar do deputado estadual Simão Pedro.

 

1demonstracao de dancadoventre uma das modalidades a serem  ensinadasDemonstração de dança do ventre, uma das modalidades a serem  ensinadas

2Cavaquinho tambem tera oficina
Cavaquinho também terá oficina. Na foto, professor Roberto com Adilson Koiti Kanehira

3enquanto Sete fala sobre regulamento Elio realiza Areiografia  ainda ha inscricoes

Enquanto Sete fala sobre regulamento, Élio realiza Areiografia. Ainda há inscrições.

 

A animação com as propostas de aula apresentada pelos oficineiros foi a marca da noite. A professora Andressa Costa, com a Dança do Ventre, mostrou um pouco do que os alunos aprenderão. Já Roberto Nascibem e seu aluno encantaram, executando Brasileirinho no Cavaquinho e Guitarra. Já Marcelo Augusto de Moraes, secretário de cultura de Monte Azul Paulista e professor de pintura, apresentou um pouco dos seus trabalhos em tela, trazendo obras e projetando outras no telão.

 

Durante a apresentação dos professores, o também oficineiro Élio Floriano, de Matão criava no chão, com areias coloridas, uma flor, através da técnica da Areiografia. Haverá, ainda, aulas de Canto Coral com a professora Tatiane Lampa.

 

Durante a apresentação dos professores, foi explicada a dinâmica das aulas, regulamento interno do projeto e quanto aos materiais dos alunos, fornecidos pela AGCIP.

Dentre as questões, muitas fizeram menção à associação e seus vínculos com a Prefeitura, que não existem formalmente: em algumas ações, a AGCIP possui parceria com a prefeitura de Monte Alto e outras da região; porém, é uma instituição que possui regimento e condução própria.

 

Por fim, Daniel Tercino, advogado da AGCIP, representando o presidente da associação, João Roberto da Silva, agradece aos pais, alunos e professores pela confiança depositada na equipe. Salienta que esse foi “mais um projeto conquistado com suor e muito trabalho” e que “a AGCIP pretende, mais e mais, abrir as portas da Cultura para a comunidade montealtense e de todos seus parceiros e associados”.

Oficinas Culturando

Essa realização da AGCIP em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, através de emenda do deputado Simão Pedro, tem como objetivos promover, valorizar e mostrar a pluralidade e criatividade cultural brasileira, com ênfase em oficinas culturais.

 

A iniciativa oferece cursos gratuitos de Areiografia, Danças Populares, Cavaquinho, Desenho e Pintura em Tela e Canto Coral. O projeto ocorrerá na sede da AGCIP, na rua Jeremias de Paula Eduardo, 1803, Centro.

 

As aulas ocorrem entre fevereiro e agosto, finalizando com uma Mostra Cultural dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas. Tal mostra será subdividida entre as cidades de Monte Alto e Barretos (esta última, na Festa do Peão de Barretos de 2012).

 

Info

Para saber sobre o início das aulas e se você ainda quer cursar as oficinas, entre em contato com a Coordenação Geral pelo e-mail contato@agcip.org.br ou pelo telefone (16) 3241.2641, com Júlio.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.