6 de abril de 2017

Maracatu Rural de Pernambuco é um dos patrimônios imateriais do Brasil

Manifestação cultural é composta por dança, música, poesia e está associada ao ciclo canavieiro da Zona da Mata

O Maracatu Rural, tradição do interior de Pernambuco, é uma manifestação cultural popular que ocorre durante o Carnaval e a Páscoa. Em 2014, a festa foi tombada como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Também conhecido como Maracatu de Baque Solto, de Orquestra, de Trombone ou de Baque Singelo, o Maracatu Rural é composto por dança, música, poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata, mas também tem apresentações na Região Metropolitana do Recife.

Os mais antigos maracatus foram criados em engenhos, e têm como fundadores trabalhadores rurais, trabalhadores do canavial, cortadores de cana-de-açúcar, entre fins do século 19 e início do 20.

“A época em que começou a surgir a figura do caboclo de lança e o Maracatu Rural coincide um pouco com a abolição. Tem uma corrente de pensamento que considera o maracatu rural uma brincadeira do negro liberto”, explica o pesquisador César Mendonça, da Fundação Joaquim Nabuco.

“E também na Zona da Mata tinha a questão do escravo, tinha a questão do índio, que foi arrancado da sua cultura como o negro foi. Podemos considerar um movimento de revolta, de indignação pelo que eles viviam”, complementa Mendonça.

Continue lendo essa matéria.

Fonte:http://www.brasil.gov.br

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.