13 de agosto de 2014

Com 11 cidades, AGCIP encaminha ações em Ariranha

Esperado, Espaço Culturando em Barretos define atrações até sexta, 15/8

f1 f34 2014
Gestora de Cultura Mara e presidente da AGCIP Edemilson Sete acompanham
prefeito de Ariranha Fausto Junior Stoppa, na criação do Conselho de Cultura

Onze cidades prestigiaram mais um encontro da AGCIP, realizado em Ariranha. A Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, em parceria com a prefeitura da cidade, debateram ações e o futuro da associação.
Além da anfitriã Ariranha, compareceram representantes da Cultura de Cândido Rodrigues, Catanduva, Dobrada, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Poloni, Santa Adélia, São José do Rio Preto e Vista Alegre do Alto.
Logo na abertura, ato solene faz Ariranha dar mais um passo em direção à sistematização municipal de Cultura: o prefeito Fausto Junior Stoppa assinou a criação do Conselho Municipal de Cultura, que dará mais força ao debate entre governo e sociedade civil, em fomento cultural muito importante a qualquer coletividade.
A assinatura aconteceu na sede da Diretoria de Cultura, que recebe a Exposição Fotográfica Itinerante “Negro Interior”, que retrata sobretudo o negro pelo interior paulista na primeira metade do século passado. Alunos da rede municipal participaram da abertura da expo, fazendo um tour pelas fotos e saboreando a Revista Culturando, publicação da AGCIP.

f2 f34 2014
Escola da rede municipal acompanha lançamento da Negro Interior…

… e acessa a Revista Culturando, que terá apenas uma edição em 2014
f3 f34 2014

Teatro
Já no Teatro Municipal, os temas em pauta foram debatidos. Além da apresentação da diretoria eleita até 2017, os membros da AGCIP falaram sobre a importância dos municípios aderirem ao Sistema Nacional de Cultura, bem como explicaram os editais abertos para o segundo semestre e mostraram projeto aprovado pelo ProAC/ICMS, com vistas a um curso de preparação de projetos culturais.
Ainda, os diretores Daniel Tercino e Luiz Mozzambani Neto mostraram o funcionamento da biblioteca virtual Árvore de Livros, exibindo a plataforma que, de início, liberará 1.000 livros às cidades já beneficiadas.

f4 f34 2014
Mozzambani e Daniel explicam sobre a Árvore de Livros, com empréstimo à
distância e e-books

Culturandos
A marca Culturando também veio forte no encontro. Com dificuldades financeiras, a AGCIP lançará, em 2014, apenas uma edição da Revista Culturando.
Quanto ao Prêmio Culturando, que celebra personalidades que contribuíram com a cultura do interior paulista no ano que passou, além da abertura para indicações (que ainda ocorrerá), nesse ano terá a grande homenagem ao ator, diretor e militante da Cultura, Sérgio Mamberti, que tanto enriqueceu o debate e as ações junto à AGCIP e Consórcio Intermunicipal Culturando.
Por fim, o esperado Espaço Culturando 2014: após acerto com Os Independentes, pelo sétimo ano consecutivo, a AGCIP terá palco nas 11 noites de festa em Barretos.
Com a dificuldade em levantar recursos, toda a programação do palco se atrasou, mas vai sair: ao menos 45 cidades de 4 estados fizeram inscrição.
Nos próximos dias será divulgada a programação final do Espaço, que levou dezenas de milhares de artistas à Festa do Peão de Barretos, promovendo a diversidade cultural e o enraizamento de saberes e fazeres em um local marcado pela cultura do momento.

f5 f34 2014

Mara Carnelossi, acompanhada de membros das equipes de Educação e Cultura,
destaca ações da prefeitura de Ariranha, durante lançamento da Negro Interior

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.