31 de agosto de 2011

Caipirdiversidade da AGCIP leva cultura de 41 cidades a Barretos

OPORTUNIDADE   Maior evento da América Latina efetivou 85 atrações de 41 cidades

Foi um brinde à caipirodiversidade. Em 2011, 85 atrações de cinco estados brasileiros 41 cidades e quase dois mil artistas passaram pelo Espaço Culturando, iniciativa cultural da AGCIP junto a Os Independentes que completa 4 anos de realização.
Após conhecer e fomentar iniciativas como o Pau do Fuxico e Queima do Alho, a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Gilberto Morgado” atua também com atrações para o público infantil no Rancho do Peãozinho e promove a diversidade cultural a um espaço onde predomina a cultura de entretenimento.

Com espaço cultural (no Rancho CMT) e um palco com a mesma estrutura dos outros 2 existentes no Parque do Peão, a AGCIP vem, por 4 anos, recrutando artistas amadores, profissionais, de projetos sociais, escolas, etc., para mostrarem seus saberes e fazeres culturais em palco também nas ruas do Parque, intervindo com criatividade junto ao público passante – essa é a tônica do Espaço Culturando.

Daí o conceito de Caipirodiversidade utilizado pela equipe da AGCIP: mostrar o que o interior vem produzindo, seja de cultura raiz, seja de ressignificações de outros saberes culturais que aqui chegaram.

Além dos artistas da grade de 2011, divulgados em sítios, jornais do estado e emissoras de Rádio e TV, também tiveram destaque os “bônus culturais” – apresentações que enriqueceram as noites do Culturando: de Barretos, o poeta caipira Jota Carvalho e a drag queen Raykelly; de Monte Alto, os Djs Rogério Gonçalves e Félix; do eixo Jaboticabal – Tatuí, o DJ Vinilão; e de Olímpia, o sempre ovacionado Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP, que promoveu o folclore de todos estados brasileiros em vários espaços da Festa do Peão de Barretos.


Jordana Souza, SP.

Ainda, nesse ano, incorporando sua arte ao Espaço esteve o artista plástico argentino Humberto Velasco.

Todas ações foram registradas em áudio e vídeo. Após editado, o material será analisado pela diretoria da AGCIP para definir como será disponibilizado para os artistas e entidades. As fotos de todas atrações estão no sítio da associação: www.agcip.org.br.


Banda Pathernon, de Monte Alto.

Para a realização do evento, a AGCIP agradece a: Os Independentes, Prefeitura de Barretos, Val Alimentos, Feijão Irano, Digital Art, Usina Colombo, Fazenda Bergamini e Tebe (que distribuiu a programação nos pedágios). Também agradece à cobertura das TVs Rodeio, Barretos, Rede Vida, Band e EPTV, bem como dos jornais de toda a região.

Clique aqui e confira a galeria de fotos de todos os dias do evento.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.