4 de dezembro de 2018

Biblioteca Nacional recupera mais 4 obras furtadas

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3) a recuperação de mais quatro obras que haviam sido furtadas da instituição e estavam entre o material que o Itaú Cultural disponibilizou para a análise.  As peças são a litografia “Rio de Janeiro Pitoresco” (1842-1845), de Buvelot & Moreau, e três desenhos originais de Keller-Leuzinger.

Com elas, chega a 12 o número de obras da FBN que estavam no Itaú Cultural. Em março deste ano, reportagem da Folha de S. Paulorevelou que oito gravuras do alemão Emil Bauch, de 1852, expostas no Itaú Cultural, pertenciam, na verdade, à Fundação Biblioteca Nacional. À época, a revelação se deu pelo próprio ladrão das obras, Laéssio Rodrigues de Oliveira, que as teria vendido para Ruy Souza e Silva, colecionador e ex-marido de Neca Setubal, filha de Olavo Setubal, ex-presidente do conselho e maior acionista do Itaú. O Itaú Cultural afirma desconhecer a origem ilícita dessas obras adquiridas por eles e tem auxiliado a Polícia Federal nas investigações.

Desde então, a equipe técnica da BN vem analisando 102 obras do Itaú Cultural suspeitas de pertencer à BN. Elas foram divididas para análise em três lotes. No último lote, as quatro peças foram identificadas e as demais devolvidas ao Itaú Cultural. No entanto, há ainda dezenas de itens dos lotes anteriores com análises inconclusivas que passarão por novas perícias.

Continue lendo essa matéria

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.