27 de fevereiro de 2019

Últimas semanas de inscrições para o palco da AGCIP na Festa do Peão de Barretos 2019

INSCRIÇÕES PARA O PALCO CULTURANDO DA AGCIP NA FESTA DO PEÃO DE BARRETOS 2019

Inscrições de 16 de Agosto de 2018  a 30 de Março 2019  –  Faça sua inscrição no site da AGCIP www.agcip.org.br 

 

O Espaço Culturando é uma intervenção da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” na Festa de Peão de Barretos, em parceria com a Associação “Os Independentes”, de Barretos, e cidades associadas.

Dentro do contexto de um megaevento que atrai variados públicos, a iniciativa absorve a diversidade de gostos e tendências que a festa reúne.

A proposta é oferecer ao artista espaço e oportunidade. Hoje, é raro no interior paulista encontrar locais que ofereçam condições do artista mostrar seu saber e seu fazer. O Palco Culturando mostrará aos milhões presentes – e mesmo às autoridades dos governos estadual e federal – o trabalho realizado por Os Independentes em relação à Cultura, passando inevitavelmente pelo Espaço Cultural da AGCIP, no recinto da Festa de Barretos e ver que o evento promove o intercâmbio entre gestores culturais, artistas e comunidades dos mais variados segmentos, criando novas oportunidades de produção artística do Interior Paulista para as mais variadas “tribos” e regiões brasileiras e do Exterior.

Trata-se de uma ação afirmativa que escapa do lugar-comum de se reclamar de que eventos como a Festa do Peão possuem espaço apenas para atrações culturais moldadas pelo Capital; o paralelo cultural promovido pelo Espaço Culturando (música + canto + dança + teatro) é uma realidade que caminha para seu terceiro ano consecutivo de sucesso.

E, de quebra, ainda há estrutura para divulgação turística de sua cidade para um público relevante, em quantidade e qualidade, configurando momento único em sua cidade, seus saberes e fazeres aparecerem para todo o mundo.

Se a Festa do Peão de Barretos é modelo copiado em toda América Latina, apenas na “Terra do Chão Preto” a cultura enraizada promoveu um evento de homenagem ao peão tradicional, que depois incorporou a cultura massificada e o peão como atleta, EM PARALELO ao tradicionalismo ainda presente, realçado pelo Espaço Culturando – com palco e atrações de rua.

A Caipirodiversidade consiste em, além do resgate dos saberes e fazeres culturais enraizados, privilegiar também as ressignificações das culturas que formam o homem contemporâneo: como exemplo clássico, o hip-hop incorpora elementos brasileiros e, mais que isso, é formado por versos que relatam, de forma crítica ou não, o cotidiano de um grupo social – algo que a música caipira, em suas várias vertentes, realiza com maestria há quase um século.

Faça sua Inscrição aqui.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.