27 de março de 2016

Secretaria da Cultura do Estado lança novos instrumentos de transparência e pesquisa

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lança nesta terça-feira (22/3) três novos instrumentos para ampliar a transparência e a visibilidade dos dados culturais do território paulista: a plataforma colaborativa SP Estado da Cultura, que reunirá dados geolocalizados sobre espaços e eventos realizados em todo o Estado por meio do Mapas Culturais, software livre de mapeamento e gestão da cultura do Instituto TIM; o Portal Transparência Cultura, que concentrará todos os números e documentos referentes aos programas mantidos pela Secretaria; e o LabCult, um laboratório que visa colocar em prática novas propostas de políticas públicas, elaboradas a partir de dados objetivos.

“A questão dos indicadores e da análise de resultados na cultura é um desafio em todo o mundo. Com esses novos instrumentos, estamos melhorando a forma de apresentação dos dados da Secretaria, tanto gerenciais quanto de programação, além de buscar o aprimoramento das políticas públicas culturais. Além de um compromisso com a transparência, esses instrumentos são também uma forma de compartilhar conhecimento com o público”, afirma o secretário Marcelo Mattos Araujo.

A plataforma SP Estado da Cultura representa a adesão da Secretaria ao Mapas Culturais, em parceria com o Instituto Tim. O software aberto reúne um banco de dados dinâmico e colaborativo que apresenta informações sobre espaços, eventos, agentes e projetos culturais. Todos os dados são georreferenciados, o que proporciona a visualização das ocorrências em um mapa, favorecendo a criação de redes de agentes culturais locais. O SP Estado da Cultura passa, então, a ser a principal ferramenta para divulgar a programação realizada pela Secretaria inclusive no que diz respeito aos projetos apoiados pelos programas de incentivo à cultura, como o ProAC. Aberta e gratuita, a ferramenta pode ser utilizada também por agentes independentes e por municípios paulistas.

O Portal Transparência Cultura apresenta de forma mais simples e amigável os dados referentes à atuação da Secretaria da Cultura. Estão disponíveis na íntegra todos os Contratos de Gestão assinados com organizações sociais de cultura, assim como anexos técnicos e tabelas de resultados, ano a ano. O modelo de gestão por OS foi adotado de forma pioneira por São Paulo há 10 anos, e hoje serve de modelo para todo o País. O portal também concentra os números referentes aos programas de fomento, além de editais comerciais e outras informações.

Já o Laboratório de Políticas Públicas de Cultura do Estado – Lab Cult é uma parceria entre a Secretaria e o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs). Seu propósito é realizar análises e pesquisas interdisciplinares entre executores e estudiosos das políticas culturais, de modo a qualificar a prática e a ampliar a relação teoria e prática, visando debater, propor e experimentar melhores alternativas para a gestão, o fomento e a atuação nas diversas áreas da Cultura a partir da iniciativa pública estatal. Inicialmente, o LabCult atuará em quatro linhas principais – Cultura: sociedade e estado; Vocabulário controlado da cultura; Indicadores culturais; e Modelos e instrumentos de gestão cultural. Cada linha terá uma agenda de trabalho específica, e os resultados serão divulgados periodicamente no site da Secretaria.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.