31 de janeiro de 2012

Parceria caipira faz história: cinema em Cosmorama é realidade

AGCIP, Facchini S/A, Associação Antialcoólica local e Prefeitura se unem para fazer história na cultura cosmoramense

Em noite histórica para a cidade de Cosmorama e para a equipe da AGCIP, a sexta, 9, reservou a concretização de um sonho. Enquanto a maioria dos projetos culturais fomentados pela Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” frutifica em ações junto a pessoas, grupos artísticos e ideias, essa realização envolve a construção de um patrimônio material.

DSC09437
Fachada do Cine Cosmorama Facchini

 

Dessa forma, a comunidade cosmoramense compareceu em bom número para celebrar a inauguração do Cine Cosmorama Facchini.

É o primeiro projeto, nessa área, concretizado pela parceria AGCIP e Prefeitura de Cosmorama, através da Secretaria de Estado da Cultura de SP, dentro do ProAC – Programa de Ação Cultural.

Como o projeto foi aprovado pela modalidade de incentivo fiscal – onde empresas poderiam doar percentual de seu ICMS, sendo abatidos quando do pagamento ao Estado – a participação da Facchini S/A foi fundamental para a captação dos quase R$ 380 mil que tornaram possível a existência do Cine Cosmorama Facchini, sob a gestão da Associação Antialcoólica da cidade.

A cerimônia
Em evento apresentado pelo assessor de Cultura de Cosmorama, Renato Bacani – que acompanhou todo o projeto – foram destacadas as presenças da presidente da Associação Antialcoólica de Cosmorama, Eunice de Miranda Siqueira Garcia; do representante da Facchini S/A, Estéfano Rossi Facchini (representando também o pai, diretor da indústria Euclides Facchini Filho); do presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Marques e do vice-prefeito Almir Geraldo Ziadi Rodrigues, que destacou a importância de se acreditar nas ideias e projetos como forma de melhorar a sociedade.
Além deles, quem mais fez uso da palavra foi Edemilson do Vale, o “Sete”, representando a AGCIP. “O mais importante é que é uma realização que fica, enquanto todos nós passamos. Que o Cine Cosmorama Facchini viva e semeie cultura através dos tempos”, declara.
A diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Dione Maribel Lissoni Figueiredo, agradeceu ao apoio do prefeito e da Câmara Municipal, além dos esforços de sua equipe em torno de um projeto que, no início “parecia distante, impossível; depois, tomou forma e trará importante opção cultural para Cosmorama”.
Por fim, falou ao público o prefeito Antônio Edivaldo Papini, ressaltando a importância de se acreditar nos sonhos, trabalhar com planejamento e persistência, com frutos que o Cine Cosmorama Facchini provou ser possível.
“Esse é um trabalho de fôlego realizado por uma equipe: da Prefeitura, da Facchini, da AGCIP e de todos parceiros. Agora, temos mais esse espaço de fomento de cultura, nessa realização muito importante”, conclui o prefeito.

 

 

DSC09441

Representantes da AGCIP, Facchini, Prefeitura, Câmara
e Associação Antialcoólica de Cosmorama, durante inauguração

 

DSC09449
Vice-prefeito de Cosmorama, Sete, da AGCIP e representantes de Vista Alegre do Alto:
Maria Rita (sec. Educação e Cultura), professor Zé Carlos com a filha Mariana Vieira


Atrações
Com direito a apresentação da Fanfarra Municipal abrindo o evento, após as falas o jornalista Luiz Felipe Nunes apresentou o curta que abriu a programação cultural do Cine Cosmorama Facchini: o curta BMW Vermelho, dirigido por Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro, ganhador de prêmios no Festival Internacional de Gramado – RS, em 2000.
O curta integra a coletânea “Comédias Contemporâneas”, divulgada pela Programadora Brasil, órgão do Ministério da Cultura que possui parceria com a AGCIP.
Em breve o Departamento de Cultura lançará programação especial, mais voltada ao cineclubismo, com produção cinematográfica essencialmente nacional; através da AGCIP, negocia agora com um grupo ligado ao cinema comercial, para que o Cine Cosmorama entre no circuito hollywoodiano de películas.
Assim, o cosmoramense, além de poder conhecer a riqueza do que é produzido no Brasil, não mais precisará viajar a cidades vizinhas para ter acesso a lançamentos do universo cinematográfico dos grandes mercados.

Mais
A AGCIP trabalhou parcerias com outros cinemas, como no histórico “renascimento” do Cine Barretos, a ser re-inaugurado em breve e na aprovação do projeto em Vista Alegre do Alto, que deve passar pela fase de captação em 2012.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.