9 de abril de 2018

Ministro abre Rio Creative Conference nesta terça: ‘Brasil tem tudo para ser potência cultural’

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, abre nesta terça-feira (3), às 20h, no Rio de Janeiro, a Rio Creative Conference (Rio2C), evento que incorpora o RioContentMarket, maior encontro de negócios da América Latina para produtores independentes, profissionais de televisão e mídias digitais. Além do setor audiovisual, a Rio2C reunirá também profissionais da música e da área de inovação, focos do Ministério da Cultura (MinC) para o desenvolvimento da economia criativa.

Além de abrir o evento, Sá Leitão fará uma palestra nesta quarta-feira (4), às 17h, quando detalhará as principais ações do MinC. No texto que escreveu para o catálogo da Rio2C, o ministro afirma que “o Brasil tem tudo para ser a grande potência cultural e criativa do Século 21, como os EUA foram no Século 20”.

A percepção de que a cultura é motor de desenvolvimento, geração de renda e inclusão social está ancorada em números. As atividades culturais e criativas no Brasil já respondem por 2,64% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de riquezas produzidas no país) e por cerca de 1 milhão de empregos diretos, além de proporcionar uma arrecadação superior a R$ 10,5 bilhões em impostos diretos, envolvendo 200 mil empresas e instituições. “Não é pouca coisa. E ainda há um vasto potencial de crescimento”, aponta o ministro.

O RioContentMarket é um dos 154 projetos culturais, esportivos e de negócios, nacionais e internacionais, selecionado para compor o calendário Rio de Janeiro a Janeiro – programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o governo do estado, a prefeitura do Rio de Janeiro, iniciativa privada, empresas estatais e sistema “S” para impulsionar a economia do estado do Rio, criando oportunidades de emprego e renda para a população.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.