24 de Maio de 2012

Festa Literária coloca livro como protagonista de evento pioneiro

Monte Alto foi a primeira cidade a receber etapa do circuito Caminhos da Leitura; formato “feira do livro” também é o primeiro da História local

 

Luiz Felipe Nunes

 

A 1ª Festa Literária de Monte Alto – circuito Caminhos da Leitura, reuniu cerca de 15 mil pessoas no Centro Cultural, dentre frequência no Pátio dos Livros, nos espaços de oficinas e debates e shows.

 

No quesito musical, o destaque foi para O Teatro Mágico, que reuniu cerca de 5 mil pessoas na rua próxima à Rodoviária. Também fizeram bonito Jordana Souza (SP) e Antes de Ontem (Monte Alto/Sertãozinho), que contaram com a participação do ícone nacional da cultura de rua, o hip-hop, Nelson Triunfo. Por fim, a Praça Central recebeu, no encerramento dessa ação pioneira, Fernandinho Beat Box (parceiro de Marcelo D2), para bom público.

 

Vanguarda

No espaço da Festa Literária em si, o grande sucesso foram os livros: com quadrinhos a partir de R$ 1 e livros a partir de R$ 5, as famílias “fizeram a festa”, sobretudo os alunos e professores da rede municipal, que receberam vales-livros para as aquisições, contrapartida da Prefeitura Municipal, realizadora do evento junto à ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro.

 

Com essa estratégia, a Festa Literária movimentou cerca de 2.500 pessoas por dia, enriquecida pelas 4.400 crianças e jovens em idade escolar e 300 professores com seus vales-livros.

O público jovem também foi alvo dos espaços de palestras (Bate-papo na Estrada) e debates (Na Carona); enquanto no primeiro vieram escritores gabaritados, como o prêmio Jabuti em 2000, Menalton Braff, a premiada no SP de Literatura em 2011, Tatiana Levy, e editor do programa de literatura do canal Globonews, o poeta Claufe Rodrigues (RJ), no segundo espaço foram formadas mesas de conversa.

 

Descontraídas, uniram escritores e artistas consagrados com autores locais e regionais, do naipe do poeta carioca Mauro Santa Cecília (que compôs músicas como “Por Você”, junto com Frejat) ou da escritora Stella Florence, que esteve duas vezes no programa do Jô para debater suas obras com temática feminina.

 

Junto a eles, os escritores montealtenses Mozzambani, Marco Buzetto e este que vos escreve, além da barretense Sada Ali, do radicado em Ribeirão Preto Adhemir Marthins, do maranhense em SP Kadu Lago, sertanezino Mário Massari e da monte-azulense Rose Lee.

 

Mais

As ações foram complementadas por oficinas do professor, como a dinâmica sobre LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (da intérprete Daiane Venteu) ou de Educação Musical da Escola (coordenada pelo músico Roberto Nascibem) e mesmo atrações para todos os públicos, como os malabares de Tati Cola e Adriano Correia e a contação de histórias pelo teatro, através do grupo LAROC.

 

“Foram várias formas de sedução em torno do livro. Se a parceria continuar, sem dúvida, em médio prazo, teremos um público leitor grande e variado”, destaca Daniel Tercino, um dos representantes do Consórcio Culturando e da AGCIP, que trouxeram o projeto do Caminhos da Leitura, do Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, para Monte Alto e mais duas cidades: Jaboticabal (5 a 8 de junho) e Araçatuba.

 

O “Caminhos”

O Caminhos da Leitura é um dos principais destaques do Calendário 2012 do Circuito Nacional de Feiras de Livro. Criado pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) busca ampliar a presença dos livros nas pequenas e médias cidades que, preferencialmente, não possuem livrarias.

 

Como uma espécie de feira de livros móvel, vai rodar por 30 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Nesses locais, promoverá grandes festas culturais, com quatro dias de duração (entre quinta-feira e domingo), tendo os livros e a literatura como fio condutor.

 

Os moradores poderão comprar livros de baixo preço, best-sellers e lançamentos. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro. Idealizado e realizado pela Infinito Cultural, tem como patrocinadores a OHL e os Correios e conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Abrelivros.

 

adriano_correia_e_tati_cola
Adriano Correia e Tati Cola

fernandinho_beat_box
Fernandinho e Beat Box

bandaantesdeontem
Banda Antes de Ontem

mauro_santa_cecilia
Mauro Santa Cecília

nalsonntirunfonaradiocultura
Nelson Triunfo na Rádio Cultura

DSC_0031

 

DSC_0081

 

DSC_0094

 

Comentários