15 de novembro de 2018

Dia Nacional da Consciência Negra terá semana de eventos

O lançamento da segunda edição do projeto Vamos Subir a Serra e uma semana de programações especiais marcam a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Realizada pela Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, a semana de eventos iniciada no dia 12 de novembro inclui seminários, exibição de filmes, oficinas de gastronomia e cursos de capacitação. A programação se encerra no próximo dia 19.

Como parte da programação, acontece nesta quarta-feira (14) o Seminário Organização e Cidadania Quilombola, que reúne representantes das comunidades quilombolas de vários estados brasileiros. Todas as atividades serão realizadas em Alagoas, nas cidades de Maceió e União dos Palmares.

De acordo com o presidente da FCP, Erivaldo Oliveira, o seminário é muito importante especialmente pela oportunidade de passar para os quilombolas conhecimentos na área de cooperativismo. “Durante o seminário estamos conectando o Brasil inteiro e trocando experiências com os participantes aqui em Alagoas. Temos representantes quilombolas de vários estados como Rio de Janeiro, Goiás e Tocantins. A ideia é identificar as experiências positivas de cada lugar e replicar em outras regiões. É um trabalho muito interessante”, afirmou.

Ao longo do dia, os moradores das áreas remanescentes de quilombos compartilharão a história de suas comunidades, o surgimento de cada um dos quilombos. “Esses depoimentos tornam o seminário ainda mais rico. O Vamos Subir a Serra é um projeto estruturante, que traz feira do empreendedor e o empreendedorismo afrobrasileiro como um elemento de mobilidade social das comunidades quilombolas”, destacou Erivaldo.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.