24 de abril de 2017

Clipping: Folclore em Cena Ubatuba 2017

Portal Caiçara: Dia do Índio é comemorado no festival “Folclore em Cena” em Ubatuba

 

Moradores e turistas que passaram hoje pela Praça de Eventos de Ubatuba puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena das aldeias da cidade e acompanhar o lançamento do CD Tekoa Jaexaa Porã (Alma Guarani), que reúne canções interpretadas pelos corais da Aldeia Boa Vista: Xondaro Mirim Mborai e Nhamandu Nhemopuã.

Produzido pelo Projeto Garoupa e Gopala Filmes, o CD registra músicas e cantos sagrados da aldeia, tendo a importante missão de preservar a cultura e a história oral da tribo. “Essa cultura precisa ser valorizada e transmitida para as crianças, tanto da aldeia como para as pessoas de fora”, explicou o
produtor Felipe Scapino.

Para o cacique Altino, da Aldeia Boa Vista, a gravação do CD é uma forma de resistência. “Muitos dizem que não temos mais cultura, mas o CD serve para mostrar que preservamos nossa tradição e buscamos transmiti-la de geração em geração”, enfatizou o cacique, ressaltando ainda que 53 famílias vivem hoje na Aldeia Boa Vista, localizada no bairro Prumirim.

Continue lendo essa matéria.

 

Informar Ubatuba: Aldeia Boa Vista lança CD Tekoa Jaexaa Porã ‘Alma Viva Guarani’

 

Nesta quarta-feira, 19 de abril, Dia do Índio no calendário brasileiro, a Aldeia Boa Vista do Sertão do Prumirim lançou em Ubatuba o CD Tekoa Jaexaa Porã ‘Alma Viva Guarani’, de músicas e cantos sagrados.

O lançamento que ocorreu na Praça de Eventos na Avenida Iperoig contou com a presença de alunos da APAE e da E.M. Prof.º Ernesmar de Oliveira. O evento integrou a programação da Etapa de Ubatuba do Festival Folclore em Cena. que vai até o próximo domingo, 23 de abril.

O CD, que registra pela primeira vez os corais da aldeia Boa Vista de Ubatuba entoando os cantos sagrados para Ñhanderu, o grande deus criador de tudo na cultura guarani, foi produzido pela Gopala Filmes e pelo Projeto Garoupa.

Continue lendo essa matéria.

 

Repórter Online Litoral: Lançamento de CD de corais da Aldeia Boavista marca Dia do Índio em Ubatuba

 

Afirmar a identidade e a resistência do povo indígena, divulgar e celebrar sua diversidade. Esses foram pontos muito destacados pelos participantes do lançamento do CD Tekoa Jaexaa Porã (Alma Viva Guarani), que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, na Praça de Eventos de Ubatuba.

Produzido pela Gopala Filmes e pelo Projeto Garoupa, o CD reúne canções sagradas interpretadas pelos corais da Aldeia Boavista, do povo guarani, situada no Prumirim.

A atividade de lançamento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e integra a programação do Festival Folclore em Cena, uma realização do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo.

Continue lendo essa matéria.

PortalR3: “Folclore em Cena” desembarca neste mês em Ubatuba

 

Show com corais da Aldeia Boa Vista, tenda de troca de livros, contação de histórias, palestras e diversas atrações musicais, como grupos locais e regionais além de Chambinho do Acordeon, farão parte do Folclore em Cena, evento que já passou por alguns municípios do interior de São Paulo e agora chega a Ubatuba.

A programação é gratuita e se desenvolverá entre os dias 17 e 23 de abril, na Praça de Eventos, na avenida Iperoig – Centro. No local, será montada a “Tenda da Lenda”, um espaço permanente onde acontecerão os debates de intercâmbio entre a cultura caipira e a cultura caiçara e as trocas de livros. Mais de 3 mil livros serão trazidos a Ubatuba para essa finalidade.

O Folclore em Cena é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

Continue lendo essa matéria.

 

Nova Imprensa:Festival Folclore em Cena reúne cultura do Brasil e do Litoral em Ubatuba

O festival Folclore em Cena começou nesta segunda-feira (17), em Ubatuba, e vai até o dia 23 de abril, reunindo diversos elementos da cultura brasileira e do Litoral Norte. O evento é gratuito e acontece na Praça de Eventos, na avenida Iperoig (Centro).

A programação do festival inclui show com corais da Aldeia Boa Vista, tenda de troca de livros, contação de histórias, palestras e diversas atrações musicais, como grupos locais e regionais além de Chambinho do Acordeon, no sábado (22). A “Tenda da Lenda”, instalada na praça de Eventos, é o espaço permanente onde acontecem a maior parte dos eventos.

A realização é do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

Continue lendo essa matéria.

 

Acontece em Ubatuba:Começa em Ubatuba o Festival “Folclore em Cena”

 

O festival Folclore em Cena foi aberta na segunda-feira, dia 17, com uma feira de trocas livres, que inclui intercâmbio de livros, oficina de areiaografia – técnica dos “tapetes de Corpus Christi”, ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo, e a exibição do documentário Palavra (En)Cantada: uma viagem sobre o cancioneiro brasileiro.

O evento é gratuito e se desenvolverá de hoje até o dia 23 de abril, na Praça de Eventos, na avenida Iperoig (Centro). A realização é do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

Continue lendo essa matéria.

 

Radar Litoral: Chambinho do Acordeon se apresenta em Ubatuba neste sábado

 

O cantor Chambinho do Acordeon, que interpretou o rei do baião, Luiz Gonzaga, no filme Gonzaga – De pai pra filho, da Rede Globo, se apresenta neste sábado (22), na praça de Eventos, no Centro de Ubatuba, a partir das 22h30.

O show gratuito integra a programação do Festival “Folclore em Cena” e será antecedido pelas apresentações do Grupo Concertada, às 20 horas, que traz músicas regionais e releituras de clássicos da MPB, e da cantora e compositora Jordana, às 21 horas, com o show Sabor da Vida.

Continue lendo essa matéria.

 

Jornal Agito Ubatuba: Hoje acontece a abertura do Folclore em Cena em Ubatuba!

 

Começa hoje, dia 17 de abril, às 19h30 na Praça de Eventos em Ubatuba o evento Folclore em Cena. A abertura oficial da Tenda da Lenda – local preparado para a troca de livros, cineclube e uma oficina de areiaografia fazem parte da programação de hoje.

O projeto é realização do Ministério da Cultura e Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), através da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da FundArt e da Seth Assessoria.

Continue lendo essa matéria.

 

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.