15 de dezembro de 2016

Exposição Negro Interior Paulista esteve em Itapeva-SP

O espaço cultural “Eduardo Gomes”, que fica na Câmara de Itapeva (SP), sedia até a sexta-feira (30) a mostra fotográfica “Negro Interior”. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, é entrada à mostra é gratuita à avenida Vaticano, 903, jardim Europa.

A mostra, que faz parte do Dia da Consciência Negra, celebrado na terça-feira (20), conta parte da história dos negros do interior do Estado de São Paulo.

A exposição itinerante é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Itapeva e o Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo (Sisem). As fotos integram acervo pessoal das famílias.

Para estudantes locais, a exposição é a oportunidade de aprender sobre momentos importantes da história da cidade.

“Os negros gostavam de capoeira e jogavam futebol, faziam tropas”, afirma o estudante Jhonatan Silva Mineiro.

O município de Itapeva foi escolhido como roteiro para receber a exposição itinerante por possuir uma das comunidades quilombolas mais antigas do Brasil. Criada em 1888 e que se mantém até hoje, a comunidade do Jaó, conta com 58 famílias descendentes de escravos.

As terras do bairro foram doadas para um casal de ex-escravos que iniciaram a comunidade. Os moradores deveriam preservar a identidade cultural mas, hoje em dia, as tradições quase não existem mais.

 

Continue lendo essa matéria.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.