8 de abril de 2011

Semana Cultural traz ‘para nosso quintal’ debate mundial de combate à homofobia

O Brasil vive, mais uma vez, momentos de amplo debate por conta de ações homofóbicas, da Avenida Paulista, em SP, à Superliga de Vôlei, onde crianças, adultos e idosos direcionaram ofensas a um atleta profissional, gay assumido.

Como toda ação de conscientização, deve-se começar ’em nosso quintal’. Dentro das ações da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, sempre consta o debate sobre as mais variadas formas de preconceito, com realizações que batem de frente com essa ‘patologia social’.

Essas ações teóricas e práticas culminam e importantes frutos para a AGCIP e seus integrantes. Dentre eles, destaca-se a 1a. Semana Regional de Cultura LGBT e Combate à Homofobia no Interior Paulista. Trata-se de um projeto contemplado, através de edital, pelo Programa de Ação Cultural, o ProAC, da Secretaria do Estado da Cultura.

O projeto foi proposto pelo presidente da AGCIP, Edemilson do Vale, o Sete, uma vez que os editais contemplam pessoas físicas, não associações.
O objetivo central da Semana é suscitar a reflexão na sociedade, para que reveja seus comportamentos diante da violência e a discriminação contra gays, lésbicas, transgêneros, e bissexuais. “Essa batalha a favor dos direitos dos cidadãos é uma bandeira quem vem de encontro com a feliz iniciativa do Estado em promover, através de editais, a possibilidade de a comunidade LGBT ser discutida, valorizada e reconhecida”, comenta Sete.

Certos de que todos são iguais e tem os mesmos direitos, a 1a. Semana Regional de Cultura LGBT e Combate à Homofobia visa combater a violência moral que a classe LGTB sofre, colaborando na construção de uma sociedade integrada, que respeite a diversidade cultural e social e permita que cada um exerça sua personalidade e opções.

Além da comunidade LGBT e interessados no debate e na aquisição de conhecimentos, o projeto visa trabalhar com adolescentes do Ensino Médio; pois a desinformação e reprodução de práticas homofóbicas tem, com certa ‘vista grossa’ de parte da sociedade e das famílias, interrompido o curso normal da vida: seja dos agredidos, seja dos agressores.

Casa
Outro ponto de destaque é, contrariando a visão da sociedade montealtense e da região, o trabalho com palestrantes locais. Sensíveis às expressões, usos e costumes homofóbicos, os palestrantes serão pratas-da-casa que levantarão essa bandeira, amplificando a expressão contra o preconceito, uma vez que grande parte do público-alvo conhece as pessoas que conduzirão os debates.

“O projeto vai cooperar com município, Secretaria do Estado e Ministério da Cultura na implantação e avaliação de políticas públicas voltadas ao combate à violência e discriminação por orientação sexual, reafirmando a garantia e promoção dos direitos humanos; no caso, o combate à homofobia”, complementa Sete.

A Semana acontece nos dias 3, 4, 5, 6 e 8 de maio, com palestras, filme e ações culturais.

Palestras:

Orientação Sexual: a descoberta da sexualidade, HIV e doenças sexualmente transmissíveis; (Prof. João Roberto da Silva).
Homofobia: por uma sociedade de visão mais aberta e menos preconceituosa;
(Escritor Luiz Mozzambani Neto / Jornalista Luiz Felipe Nunes).
Panorama Mundial de Leis sobre casamento e adoção por casal homossexual;
(Advogados Suelen Larissa Cedroni / Daniel Gustavo Tercino).
Exibição de filme com tema LGBT. Após o filme, debate sobre as leis existentes e ainda inexistentes para o combate à homofobia.
(Prof. Edemilson José do Vale – Sete)
Encerramento, com Mostra Regional de Talentos amadores trazendo: dança, música, dublagem, exposição de trabalhos manuais, declamação de poemas, canto e interpretações cênicas.

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.