4 de setembro de 2017

Ministério da Cultura retoma projeto do PIB da Cultura

O projeto Conta Satélite, conhecido como PIB da Cultura, está sendo retomado pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele discutiu o assunto com o presidente da instituição, Roberto Olinto, nesta sexta-feira (1º), em reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ).

O sistema avalia o peso das atividades criativas no Produto Interno Bruto (PIB) e já existe em 21 países no mundo, sendo sete da América do Sul (Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Bolívia e Equador). A criação da conta permitirá identificar melhor o papel e o peso dos diversos segmentos econômicos da cultura, das cadeias produtivas e da produção de conhecimento. A análise também proporcionará indicadores para balizar as políticas públicas para a Cultura.

“Queremos dar uma contribuição para a valorização da área pelo aspecto econômico. Sabemos da sua dimensão simbólica e cidadã, mas também precisamos levar em consideração a econômica, que é fortíssima”, defendeu o ministro.

No encontro de hoje ainda foi definido que um comitê executivo será criado para discutir o assunto. A previsão é que uma nova reunião ocorra no início de outubro deste ano.

Economia da cultura

Atualmente, o Brasil carece de um sistema unificado e padronizado para aferir a participação da Cultura no PIB nacional. Os dados existentes também não são construídos com a periodicidade necessária para poderem ser comparados e nem há consenso no setor sobre quais setores e subsetores deveriam ser acompanhados.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.