4 de fevereiro de 2017

Conhecendo o Folclore em Cena em 6 passos

Tudo o que você precisa saber sobre o Folclore em Cena!

Etapa de Ariranha é realizada pelo MinC e AGCIP, com patrocínio do Açúcar Caravelas

O projeto Folclore em Cena já celebrou as culturas populares do interior paulista em BARRETOS e em RINCÃO. Agora, antes dessa rica Caravana chegar a UBATUBA (em abril), será a vez de ARIRANHA! Nas 4 etapas, a meta é atingir cerca de 100 mil pessoas.

QUEM REALIZA?

O Folclore em Cena é realizado pelo Ministério da Cultura e Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (AGCIP), através da Lei Rouanet.

COMO FUNCIONA?

A AGCIP enviou projeto ao Ministério da Cultura (MinC) para várias etapas do Folclore em Cena. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o MinC AUTORIZA a AGCIP a buscar em empresas e pessoas físicas, percentuais de seus Impostos de Renda, que podem ser, pela lei, revertidas a projetos aprovados.

COMO ARRECADAR O RECURSO?

Com o MinC AUTORIZANDO o projeto a arrecadar o recurso pedido (para isso é preciso planilhar cada custo, demonstrar como e quando ele será gasto e juntar orçamentos) a entidade que escreveu o projeto, chamada de “proponente”, corre empresas apresentando o projeto e buscando convencer empresários a repassar até 4% do Imposto de Renda do seu negócio, como rege a Lei, para bancar os custos do projeto. Ou seja: do total que uma empresa deve recolher de Imposto de Renda, 4% pode ser repassado a um projeto cultural, de esportes, etc.

QUEM “BANCA” O PROJETO?

A AGCIP teve a felicidade de encontrar o Grupo Colombo – Açúcar Caravelas. Iniciando com engenho nos anos 1940, grupo, hoje, é considerado um das maiores produtores de açúcar e etanol do Brasil, gerando mais de 8.700 empregos diretos e 17.400 indiretos, além de fazer uso de uma avançada tecnologia que alia produtividade e respeito ao meio ambiente. O Grupo Colombo – Açúcar Caravelas vem patrocinando, sobretudo através das leis de incentivo, projetos culturais em todo o estado de SP; sempre que possível, auxiliar ações em cidades onde sedia seus serviços. Além da Cultura, o grupo também investe no esporte: dentre as ações, pode-se destacar o Saque para o Futuro, projeto de vôlei de praia que começara, ainda neste ano, em Ubatuba. E já tem em vista mais projetos em nossa região, também para o esporte.

O FOLCLORE EM CENA VAI BANCAR O CARNAVAL EM ARIRANHA?

Não é possível fazê-lo. O projeto Folclore em Cena começa antes – na segunda, dia 22/2, indo até 28/2. Terá sua reta final ocorrendo nos dias de folia, mas com culturas populares diversas, tendo troca de livros, cineclube, contação de histórias, cantigas de roda, folia de reis, palhaços de rua, modas de viola, teatro e, dentro da linha de culturas populares para o momento, convidou grupo local para tocar marchinhas. O evento é aberto a todos, mas não se trata de um Carnaval: é mais amplo – é um evento de CULTURAS POPULARES.

E A PREFEITURA?

A Prefeitura dá o suporte possível para a ação, com sua equipe de serviços, apoio na divulgação e cessão da Praça Higino Hernandes. Mas NÃO GASTA UM CENTAVO DE RECURSOS PÚBLICOS com a ação. A AGCIP, com o recurso arrecadado do Grupo Colombo, ARCARÁ COM TODOS OS GASTOS, como previsto no projeto e que, depois, terá CADA CONTA PRESTADA JUNTO AO MINISTÉRIO DA CULTURA.

Assim funciona um projeto de Incentivo Fiscal! São ações para a população que, agora, terá uma semana de ações culturais populares gratuitas e com muita qualidade e riqueza!

Bom aprendizado! Boa diversão!

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.